quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

AJUDA HUMANITÁRIA

ONDE HÁ ÁGUA, HÁ VIDA...

Em nenhum lugar isso é mais verdadeiro do que na Tanzânia, no leste da África central.

Um país conhecido por seus campos pitorescos no Serengeti e picos do Monte Kilimanjaro, a Tanzânia tem, no coração, um vasto planalto de comunidades rurais, onde as pessoas sobrevivem da agricultura de subsistência.

Aqui, o foco está no cultivo de alimentos para a sobrevivência básica em vez de visar a um excedente para a venda no mercado. Essa forma difícil de viver é perpetuada por chuvas imprevisíveis, falta de água potável e saneamento adequado nas proximidades.

Para encontrar água, os tanzanianos viajam uma hora ou mais até lugares mais comumente frequentados pelo gado ou por animais selvagens. Além de diminuir a produtividade dos agricultores, a utilização de tais fontes de água bruta cria um impacto na saúde familiar. A cada ano, aproximadamente 21.000 crianças morrem de doenças relacionadas à diarreia, devido à água contaminada.

A Fundação Prem Rawat (TPRF) tomou conhecimento da situação e doou US $ 25.000 para “WaterAid”- “Programa Comunitário de Abastecimento de Água”. Essa doação ajudará mais de 42.000 pessoas -- as mais pobres e mais necessitadas da Tanzânia central -- a obter acesso contínuo e conveniente à água potável.

Com o dinheiro da TPRF, novas instalações de água serão entregues em áreas onde elas ainda não existem. Assim, os agricultores poderão dedicar o tempo que usavam para transportar água a uma produção maior do que aquela de que necessitam para consumir. A água limpa vai permitir mais saúde e higiene às crianças. As comunidades serão treinadas para executar a manutenção do abastecimento de água e aprenderão a utilizá-la para fins de saneamento. Os governos locais darão suporte à manutenção dessas novas instalações, além de incentivar o planejamento futuro para os mais necessitados.

A “WaterAid” é uma organização internacional de caridade, dedicada a proporcionar água saudável, higiene e saneamento às comunidades mais pobres do mundo."

Esta é a terceira doação da TPRF à “WaterAid”. A primeira foi em 2008.

TPRF - The Prem Rawat Foundation

http://tprf.org/

Florianópolis

Pela equipe editorial da WOPG

Em 11 de setembro, Prem Rawat falou na cidade de Florianópolis, localizada em uma ilha no sul do Brasil, como parte de sua turnê sul-americana. Conhecido como um dos melhores lugares para se viver no Brasil, Florianópolis atrai turistas locais, dos Estados Unidos e Europa. Naquele sábado, no entanto, a cidade teve de visitantes únicos: pessoas de todas as partes do continente e fora dele que quiseram ouvir Prem Rawat.
As seguir, citações de sua palestra:

“Você é um prisioneiro? O que você acha? Sua primeira prisão é a prisão de seus conceitos. Te limita e não te deixa ir, não deixa você entender, não vai deixar você pensar com clareza, não vai deixar você explorar. Todas essas barreiras: suas ideias, seus conceitos, suas crenças. Eu quero mudar esse “crer” por “saber”. Se você sabe, você não precisa crer. Porque você já sabe”.



“Esse assunto, o “amanhã”, te dá uma falsa sensação de segurança que realmente não existe. Essa é a pior parte. Nesta vida, tudo acontece neste momento em que você está vivo. Dê as boas vindas. Não o ignore, dê-lhe as boas vindas. Quando você se prende ao “amanhã”, você ignora o hoje. Não ignore hoje. Hoje é quando você está vivo”.




A habilidade do coração para desfrutar é a única coisa que não vai envelhecer. As centenas de milhares de dólares que você gasta para pintar o seu rosto não vai ajudar: vai envelhecer. Seus olhos vão envelhecer; sua capacidade de ouvir. Suas mãos, sua pele envelhecerá, os rins, os ossos. A única coisa que não vai envelhecer é seu coração, e quanto você tem investido nisso?

http://www.wopg.org/

Cabe a nós

O que tenho a dizer é realmente muito simples e tem a ver com cada indivíduo. Recentemente, durante uma caminhada, me vi em meio a uns edifícios bem altos. Então me ocorreu que o que vejo é uma construção imponente, mas o que é de fato essa construção? Eu estava vendo a fachada, as janelas, a decoração, mas o que é o edifício?

Às vezes me esqueço de que o edifício repousa sobre um alicerce que não estou vendo, que está enterrado. Somente quando acontece alguma coisa como um terremoto é que minha atenção se volta para o alicerce, na esperança de que ele resista ao abalo. Também me esqueço que, apesar de alto, o edifício é feito de blocos, de componentes muito muito menores do que o próprio edifício. E de que a integridade do prédio na verdade depende da integridade desses componentes bem menores.

Quando falo de paz, não é diferente. Olhamos para o mundo. Vemos grandes nações, países, cidades. Esquecemos que esses países na verdade se constituem de pequenos componentes chamados seres humanos. Somos nós os componentes. A integridade de cada país depende da integridade dos componentes individuais.

Falamos dos países. Mas não falamos das pessoas. Mas se uma pessoa não tem paz na vida, ela não terá êxito em nada que esteja tentando realizar.

A paz começa com o entendimento do que nos foi dado. O mundo todo nos fala daquilo que não temos. Ninguém aponta para aquilo que temos. A nós foi dada esta vida, esta existência. E essa existência precisa significar alguma coisa. Quando a existência não significa nada para nós, a vida humana - essa coisa insubstituível - perde o valor. Então qualquer causa pode adquirir um significado maior do que a paz, o que leva à guerra.

Você está vivo, e isso precisa ter o maior significado para você. Você precisa entender a preciosidade da sua existência. Você quer ter paz na vida? Ou quer o caos? Na vida de cada pessoa há o potencial para essas duas coisas.

O que você está procurando? Todo mundo tem sua própria noção daquilo que lhe trará felicidade. É isso o que procuramos: felicidade, contentamento. Então buscamos, procuramos e fazemos o que for necessário. E em meio a nossa busca e nossas ações o que esquecemos? De nós mesmos.

O que você quer para sua vida? Qualquer que seja a sua equação para a felicidade, coloque-se lá; de outro modo ela não terá significado algum. Sem você, sem seu coração, sem seu entendimento, sem paz na vida, nunca nunca poderá haver paz no mundo. É aí que a guerra começa, é aí que mora a paz - dentro de você.

A paz começa com você. A vida é sua, esse é o presente que lhe foi dado. Reconheça o presente que lhe foi dado. Entenda a beleza que dança diante de seus olhos. Não espere. É a sua vez. Atenda ao chamado de paz de seu coração; encontre contentamento em sua vida. A paz é isso. A paz é bela. A paz é real. A paz é a paixão pela existência, um sentimento, um entendimento do que a vida significa, do que cada respiração significa. Então poderei começar a saborear o que é a paz.

A compreensão do valor de cada pessoa encontrar esse contentamento, cada qual a seu tempo, é a única possibilidade de paz mundial, uma possibilidade que nunca foi tentada. É preciso fortalecer cada tijolo, cada bloco e dizer "Sim, este edifício é capaz de resistir porque todos os blocos são sólidos, têm integridade. Quando o terremoto acontecer, ele não vai cair." É essa integridade que é necessária.

As pessoas deste mundo são os tijolos, a argamassa e as vigas de aço dessa estrutura. Cabe a nós ao menos tentar fazer a diferença. Em vez de oferecer a lógica do que não pode ser feito, ao menos tentar ver a possibilidade de como pode ser feito. Então talvez haja paz no mundo, ao menos é o que nos diz a esperança.

Prem Rawat

http://www.wopg.org.br/  http://www.palavrasdepaz.org.br/