domingo, 16 de junho de 2013

Uma Jornada de amor


Por três anos, uma equipe de três pessoas tem visitado a prisão de mulheres em Ezeiza, na Argentina, para a realização de cursos do Programa Palavras de Paz de Prem Rawat, em vídeos, e material impresso da TPRF publicados em espanhol.                                             
Esta é a sua história.
Toda terça-feira partimos para a prisão de mulheres em Ezeiza para que elas possam ouvir a mensagem de Prem Rawat .  Ezeiza fica a 30 km de Buenos Aires, em uma área onde os presídios federais estão localizados.
É um longo caminho antes de nos encontrarmos, carregando nossas bolsas com materiais impressos, baterias,  CDs, DVDs, cassetes, biscoitos,  e quando podemos pagar por eles, walkmans para os presos.Tomamos um ônibus, em seguida, um trem, e, finalmente, nos encontramos em Liniers. Lá pegamos um ônibus da cidade.
Finalmente, chegamos ao nosso destino. Somos anunciados e recebidos por guardas e agentes penitenciários. Quando somos autorizados  a entrar, andamos tranquilamente passando por portas e celas de prisões. Alguns presos estão fazendo suas tarefas  matinais nos corredores ou nas salas abertas. Alguém nos vê e grita: “Eu estou terminando meu trabalho agora e indo para a classe do Palavras de Paz. Espere por mim! “Alguém grita.” Eu estou indo! Por favor, não comece sem mim. “Até o padre da prisão é curioso sobre o curso, então paramos e  damos a ele  material escrito.
Enquanto nos preparamos, um participante nos diz: “Obrigado por ter vindo  e continuar vindo. Tantos cursos começam aqui, mas depois param. “Outro diz.” Eu me sinto triste e deprimido. Não sei como voltar a ser feliz. Desde que cheguei aqui, eu não quero acordar, mas agora às terças-feiras, eu fico feliz de acordar, sabendo que eu vou ouvir Prem Rawat falar sobre a paz.”
Logo  25-30 detentos chegam.  Alguns vêm com entusiasmo, outros  se arrastam, mas todos eles vêm prontos para ouvir. Congratulamo-nos com eles, agradecemos por terem vindo, oferecemos alguns biscoitos, e entregamos os materiais solicitados. Cassetes e baterias que vão para aquelas que querem ouvir Prem Rawat durante a semana nos walkmans.
Então o evento começa. É um DVD de uma hora onde Prem Rawat está falando em uma Universidade como Embaixador da Paz convidado de honra. Eles ouvem atentamente. Eles sorriem, balançam a cabeça, e ocasionalmente, riem ou choram. Uma mulher diz em voz alta: “Esse cara é um gênio. Gostaria de saber de onde ele tira tanta sabedoria?”
Ao terminar o DVD, é hora de interação. Alguns fazem comentários sobre o vídeo. Outros escrevem uma mensagem para Prem Rawat em uma folha de papel, que enviamos depois para o e-mail dele. Alguns escrevem comentários para  ele em um livro de expressões:
-Hoje, você me fez chorar, tocando muito fundo em meu coração.”
-“Quando uma flor se abre para o sol, ela nunca pode voltar à sua fase de botão...que sou eu. Obrigado por sua mensagem.”
-“Prem Rawat, neste lugar onde tudo é escuridão, onde todos vivem trancados, você trouxe a chave para minha paz interior.Meu corpo vive nas trevas, mas meu espírito vive na liberdade.”
-“Querido Prem Rawat, fui  trancado aqui na prisão e minha vida tornou-se sem sentido. Eu me senti sem vida. Então começei a ouvir a sua mensagem e pouco a pouco, agora estou em contato com a minha vida novamente. Obrigado.
Logo, eles deixam o local, sorrindo e repetindo de novo e de novo “Obrigado por trazer esta mensagem. Obrigado. Obrigado, obrigado”. Alguns ficam mais tempo para nos ajudar a desmontar.
O workshop desta semana terminou. Andamos pelos corredores, mais uma vez, o barulho de portas batendo, celas de prisão, vozes. Saímos em silêncio, refletindo sobre os comentários que ouvimos, com o coração cheio de gratidão.
 Há pouco tempo, uma das presas estava de castigo por mau comportamento e não foi autorizada a se comunicar com qualquer pessoa por 10 dias. Uma amiga conseguiu chegar a sua cela e colocou algum material  impresso da mensagem de Prem Rawat debaixo da porta. Quando ela veio para a classe, ela nos disse: “Este material foi a única coisa que eu tinha. Eu li uma e outra vez. Eu entendi muito mais neste tempo de escuridão. Por favor, me dê mais material e algumas fitas. Eu só quero ouvir Prem Rawat e aprender com ele.”
Terça-feira passada, nos deparamos com o diretor da prisão quando estávamos saindo.Ele parou e disse: Você sabe o quanto sua classe significa para essas mulheres? É muito difícil convencê-las a participar de um  workshop. Mas a classe Palavras de Paz tem a maior participação de todas. Tem de haver uma razão.”

Nós deixamos a prisão e em nosso caminho de volta, fazemos planos para o evento da próxima semana. Estamos de acordo em nos reunir novamente na próxima terça....e na próxima, e na próxima, enquanto pudermos. Lembramo-nos um comentário de um preso: Prem Rawat, eu espero que você possa vir aqui um dia para que eu possa conhecê-lo.Você me dá tanto, mesmo sem me conhecer, sem receber nada em troca. Obrigado. {sharethis}

Novos palavras de paz na sua TV

Conheça e assista aos novos programas de TV através das capas para assinaturas feitas por Jadiel Rezende: