segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Cooperação Virtual na America do Sul



Por Birger Pohl, baseado numa entrevista com Maritza Espinoza

Um grupo de mais de 230 voluntários da América latina desenvolveu o projeto “EHDMI”, com o propósito de preparar DVDs e material escrito sobre a mensagem de Prem Rawat, facilmente disponível na Internet, pela primeira vez. Os voluntários que estão por trás desse projeto dizem que o objetivo da EHDMI (Equipe Hispânica de Distribuição de Materiais Introdutórios) é aumentar a disponibilidade da mensagem em todos os países de língua espanhola, até mesmo em pequenas aldeias e áreas remotas.

No final de 2009, esse acesso fácil a materiais em espanhol já se tornara numa fonte muito apreciada de recursos para toda a América do Sul, pelos voluntários que querem fazer eventos locais de introdução à mensagem.

Em 26 de outubro de 2009 os presidiários do Anexo Chorrillos da Penitenciária Central em Lima, Peru, foram introduzidos pela primeira vez à mensagem de Prem Rawat. Desde então, a EHDMI tem continuado a distribuir DVDs e material de divulgação naquela prisão, e até agora 117 pessoas foram introduzidas à mensagem e 12 presidiários pediram as Chaves.

Maritza Espinoza, que ajuda na distribuição de materiais de introdução e das Chaves, foi uma das pioneiras da equipe. Ela explica que as pessoas que formaram a EHDMI esperam começar a reunir pessoas de todos os países da América do Sul.

Fusão Hispânica
“Procurando todas as possibilidades de como desenvolver esta proposta”, Maritza explicou, “ uma iniciativa mais abrangente aconteceu para incluir todas as comunidades hispânicas de pessoas que falam espanhol, que poderiam estar interessadas. Então decidimos abrir um novo site na web: http://man-of-peace.ning.com, onde se pode postar materiais. Devagar, mas de modo seguro, as Chaves foram incorporadas com a ajuda de voluntários da Venezuela.

“Fazer parte desse trabalho é como um sonho tornado realidade”, ela continuou. “Até agora temos 230 participantes das comunidades da Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Espanha, Equador, El Salvador e Guatemala, e também do ‘Grupo Hispânico’ (pessoas vivendo fora dos seus países de origem) incluindo indivíduos que vivem agora na República Dominicana, Alemanha, Israel, Itália, México, Paraguai, Peru, Senegal, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela.”

Cerca de 1.400 pessoas começaram a escutar a mensagem de Maharaji através dos esforços deste grupo. Mais de 50 iniciaram o processo das Chaves. Maritza diz, “Nós confiamos que o entusiasmo, inspiração e paixão por esse trabalho manterá o crescimento diário e, com a ajuda daqueles envolvidos no projeto, a mensagem de Prem Rawat alcançará muitas mais pessoas hispânicas pelo mundo afora”.


INICIATIVAS EM CRESCIMENTO

Essa nova oportunidade de obter materiais em espanhol já levou a uma de séries de eventos na parte norte da América do Sul.
Isso incluiu:
a participação na Celebração para a Marcha da Paz, evento que aconteceu em Lima; um evento público na Universidade Metropolitana do Paraguai;
um evento organizado por Elio Santana, o único estudante de Prem Rawat em Manta, Equador (a 1105 quilômetros de Quito);
dois eventos no México – um deles em Tamaulipas, uma cidade situada cerca de 500 quilômetos do sul dos Estados Unidos, e um outro em Tampico.

Todos esses foram pequenos eventos que os voluntários locais conseguiram organizar com a utilização de materiais introdutórios em espanhol colocados à sua disposição pela EHDMI. É apenas um começo – com um extraordinário potencial.

Fonte - www.wopg.org