sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Uma Ponte para a Paz: Prem Rawat fala no Palácio de Kensington


Era um dia típico de verão britânico quando Prem Rawat foi convidado a dar uma palestra no Palácio de Kensington, como parte  da celebração do Jubileu de Diamante da rainha em 2012. O público, incluindo os membros da Câmara dos Nobres, acadêmicos, políticos e celebridades, foram acolhidos nas Salas do Estado deste histórico Palácio Real.
O evento foi realizado  em apoio ao trabalho do Hospital de olhos São João de Jerusalém, que presta assistência humanitária fundamental de cuidados oftalmológicos  em Jerusalém Oriental, Gaza e da Cisjordânia.  Intitulado "Uma Ponte para a Paz", explorou como criar a paz e proporcionar ajuda prática aos mais necessitados em circunstâncias difíceis e complexas.

O evento contou com a presença do Grão Prior da Ordem de São João, Sua Alteza Real o duque de Gloucester, que representa Sua Majestade, a Rainha como Chefe Soberana da Ordem.

O Jubileu de Diamante comemora 60 anos de monarquia, anteriormente alcançado apenas pela rainha Vitória, que viveu no Palácio Real desde menina e reformou  o Cavaleiros de São João, uma Ordem de Cavalaria de  900 anos.  Após seu casamento em 2011, o duque e a Duquesa de Cambridge se mudaram recentemente para o Palácio, fazendo dele sua casa de Londres.
Neste ambiente prestigioso, duas pessoas do Hospital de Olhos falaram sobre a experiência em seu trabalho. Mr. David H. Verity, MD, MA, FRCOphth (Colega de Faculdade  Real de Oftalmologia) primeiro visitou o Hospital como aluno. Ele observou o impacto humanitário de transformar a vida das pessoas que enfrentam deficiência visual, o trabalho dos médicos para todos, independentemente da cultura e religião, e como o hospital funciona como uma ponte para a paz.

Então, Philip Hardaker, presidente anterior do Hospital de Olhos São João de Jerusalém, deu ao público um gosto dos desafios que o Hospital enfrenta no dia a dia, cuidados oftalmológicos para as pessoas que vivem na região, a despeito de sua cultura ou antecedentes.

O evento realizou uma surpresa para estes palestrantes, quando  o Dr. Omar Hayat Mestre de Cerimônias  convidado, um administrador da Fundação Gandhi em Londres, foi até o palco para anunciar que o Hospital de Olhos São João foi escolhido como o vencedor de 2012 do prestigiado Prêmio da paz da Fundação Gandhi.

A Fundação Prem Rawat (TPRF) tem apoiado o Hospital de Olhos São João de Jerusalém há 5 anos com doações para o setor oftalmológico, especialmente para crianças.A Presidente da TPRF, Linda Pascotto, veio a Londres para ouvir como o dinheiro da Fundação está fazendo a diferença no tratamento de olhos para mais de 100 mil pacientes por ano  para Povo palestino em Jerusalém Oriental,  Cisjordânia e Gaza.

Sr. Hardaker reconheceu o trabalho da Fundação e apresentou  o orador convidado, Prem Rawat, dizendo: "A Fundação é intrinsecamente dedicada à paz. Não político e não sectário, Prem é convidado a falar em fóruns internacionais em todo o mundo sobre a possibilidade da paz. Dedicou sua vida para este propósito. "
Prem Rawat concentrou seu discurso sobre a responsabilidade pessoal para a paz, a partir do qual a paz na sociedade flui: "Temos que ser os fundamentos da paz. A paz que eu falo não é apenas ausência de guerra". Ele chegou a dizer: "Quando eu falo de paz, estou falando da paz interior individual.  A paz social acontecerá apenas quando a paz individual  se estabelecer.... A paz reside no coração de cada ser humano".

Ele convidou o público a ser uma parte ativa da paz na sociedade, dizendo: "Eu sou apenas uma pessoa. E é por isso que sei que eu preciso inspirar tantas pessoas quanto possível, como todos vocês podem, na posição em que estão. Quando eu digo que seria bom ter paz nesta Terra, este não é um algo pessoal que eu gostaria de ter ao meu redor. Não. Acho que vai beneficiar a todos. "
As ultimas palavras vieram  do Grão Prior, Sua Alteza Real o Duque de Gloucester. Como representante formal de Sua Majestade a Rainha e como cabeça da Ordem Mais Venerável de São João, ele expressou seu compromisso pessoal com o Hospital de Olhos e descreveu algumas histórias da ordem, incluindo o seu reaviva mento como resultado da Guerra da Criméia

Ele trouxe o impacto do Hospital de Olhos de volta aos beneficiários individuais: "... remédio para os olhos é extremamente valioso em termos do que pode ser alcançado e em termos do resultado para os pacientes.  A diferença entre alguém que pode ver e pode seguir com a vida e alguém que não pode ver e precisa de cuidados e atenção é enorme. "

Sua Alteza Real encerrou os procedimentos formais deste evento memorável.

FONTE: http://tprf.org/en/news-and-features/message-of-peace-news/600-a-bridge-to-peace-prem-rawat-speaks-at-kensington-palace