quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sabedoria

O que tenho a dizer diz respeito a você enquanto indivíduo—um ser humano da face da Terra. Não tem a ver com idéias. Não tem a ver com filosofias. Não tem a ver com religiões. Tem a ver com uma coisa simples —esta vida, esta existência.

Passamos a acreditar em nossas diferenças. Quero lhe falar sobre a semelhança: cada ser humano quer ser preenchido. Além de todas as coisas que fazemos, de todas as nossas responsabilidades, temos mais uma responsabilidade, que é a de reconhecer a dádiva da vida, reconhecer a alegria e a beleza da vida, porque essa é a única coisa que realmente pode nos preencher.

Todos temos a mesma necessidade de estarmos contentes. Precisamos ter paz na vida que realmente podemos senti-la a cada dia. Cada momento da vida é o mais precioso, porque é o momento que temos. A sabedoria não é dar-se conta da preciosidade de algo depois que ela se foi. A sabedoria é reconhecer a preciosidade do que temos.

Há um belo ditado chinês: "É sinal de boa inteligência conhecer os amigos, mas é verdadeira sabedoria conhecer a si mesmo."

Por fora, você está sempre mudando. Por dentro, não há mudança. Tenho visto pessoas envelhecerem—seu rosto, seu corpo ganham uma aparência diferente. Por dentro, elas são as mesmas. O coração delas é o mesmo.

Por que não descobrir o que há dentro de você? Por que não entrar em contato com a perfeição que há dentro de você? Por que não entender o que seu coração está tentando lhe dizer? Por que ignoramos nosso eu interior e somente tentamos fazer o que o eu exterior quer? O eu interior é parte de nós, e se não ouvimos esse simples pedido, não ouvimos a história toda desta vida.

Nesta jornada da vida, certifique-se de que o coração esteja preenchido. Sinta a paz. Quando você puder sentir a paz, esse será o momento em que a paz virá para o seu mundo. As pessoas dizem: “Neste mundo, é preciso haver paz." E eu digo: "Não, no seu mundo é que é preciso haver paz, porque se não houver paz no seu mundo, não haverá paz neste mundo."

A guerra não dá em árvores. A guerra cresce no ódio que há na mente das pessoas. A paz não dá em árvores. A paz cresce no coração das pessoas.

É aí que você encontrará a paz. Dentro de você. Procure-a. Faça o que for preciso para encontrar a paz na sua vida e rejubile-se. Você sabe disso desde que era criança, mas esqueceu porque tudo mais se tornou importante. Eu lembro às pessoas o que é importante—para equilibrar esta existência. Sinta a alegria dentro de você e sinta-se preenchido.

Quando digo às pessoas "A paz é possível", elas dizem: "Não." Tudo o que sei é que, se a guerra é possível, a paz também é possível, porque é o outro lado da moeda. Não é possível ter uma moeda com apenas um lado.

Se pode haver guerra, pode haver paz. E não começa nos países. Não começa nas nações. Não começa nos governos. Começa em você, em mim, em cada um de nós. É isso o que posso oferecer.


Prem Rawat

http://www.wopg.org/
http://www.palavrasdepaz.org.br/


©The Prem Rawat Foundation

Cronica: Evento em Miami Beach – Outubro de 2010

Pela equipe editorial de WOPG

Quinta-feira, 4 de Novembro de 2010

No sábado, 23 de outubro mais de 2.000 pessoas se reuniram no Jackie Gleason Theater, em South Beach para participar de um evento especial que contou com a apresentação de vídeos, música e até dança. Prem Rawat palestrou em um programa que durou o dia inteiro e, por um bom tempo, durante a sessão da tarde, interagiu com a platéia.

A seguir, citações da conferência de ontem:

“Cada dia, não importa se você está fisicamente doente ou não, você pode sentir-se bem. É isso que o conhecimento faz. Não importa quais as circunstâncias, ele pode te dar esse maravilhoso sentimento que existe dentro de você. Apesar do que acontece neste mundo, a religião, as lutas, independentemente de tudo isso, você pode sentir a plenitude em sua vida”

“ Há água em seu deserto e se você continuar a cavar e cavar, finalmente a encontrarás. Mas para uma pessoa que está morrendo de sede na superfície, que benefícios ela traz? Alguém que vive sobre uma mina de ouro sem sabê-lo e é tão pobre como um mendigo, que benefício pode obter? Estamos falando de “saber” e não de “acreditar”. Há uma diferença fundamental”

“A vida é uma bênção. Cada dia é uma bênção. O Conhecimento não cria nada, isso você precisa entender. O Conhecimento não cria uma experiência, ele coloca você em contato com uma experiência. Há uma grande diferença. O Conhecimento pode te colocar em contato com essa simplicidade que reside no seu interior? A resposta é sim”

http://www.wopg.org/

“Na Cara”

Por Joel Metzger - tradução para o português, Elias Chamas

Quinta-feira, 04 de novembro de 2010 10:01

Quando era pequeno, costumava jogar meu jogo favorito: “Na Cara”.

Um grupo de amigos se reunia na casa de alguém, escolhiam um objeto pequeno (algo como “a caneca favorita do Bruce”), e todos tinham que sair da sala, exceto um, que escolhia um lugar para esconder o objeto.

Então voltávamos para a sala e tínhamos que encontrar o objeto e, aquele que o encontrava, ganhava. Muito simples.

Mas havia uma regra que tornou "Na Cara" um jogo interessante: o objeto tinha de ficar em algum lugar onde pudesse ser facilmente visto de qualquer lugar da sala.”Na Cara”.

A caneca estava escondida, mas ainda à vista!

Parece fácil? Bem, não é. Nós tínhamos que examinar cuidadosamente cada único objeto, cor, matiz e forma. Sempre me surpreendeu quão difícil é encontrar um objeto que é visível. O esconderijo talvez fosse óbvio e a caneca brilhante, mas ainda assim permanecia sempre muito bem escondida.

Esse jogo transmite uma mensagem importante que preciso lembrar: nós, muitas vezes, ignoramos o óbvio. Era o meu jogo favorito ... e é a minha mensagem favorita.

Me encantam as descobertas que me revelam o que estou ignorando. Os quebra-cabeças me intrigam, quando algo que anteriormente não se podia ver, de repente se revela, como um papagaio pousado num arbusto. Não consigo encontrar o papagaio sem olhar cada sombra, cada linha, sem examinar todos os ramos pequenos.

Oh, lá está! Bem diante dos meus olhos.

Quando se trata de ver algo que está na minha frente, tenho esse mau hábito. Quando há uma grande mudança (eu me mudo, mudo de emprego, afasta-se um amigo), percebo que realmente nunca falei com alguém que costumava fazer parte da minha vida. Então, lamento não ter feito mais amigos, ou não ter aprendido sobre as coisas que lhes interessavam. Ou que passo meus dias preocupado com a minha CPF (coisas para fazer) e os pequenos problemas que surgem. Eles são como o arbusto que esconde o papagaio.

E penso: nunca mais! Eu tenho que prestar atenção na realidade que está aqui, um fato que geralmente ignoro. Eu tenho que manter meu coração aberto para ver o que me rodeia.

Ouvir Maharaji sempre me lembra o seguinte: que a busca pelo valor do presente não é apenas um jogo para passar a tarde, mas uma sede que vai durar toda vida.

O objeto especial não é uma caneca, é o fio condutor presente em cada dia de minha vida.

Quando olho para o que tenho (quero dizer, com cuidado, revendo o que já tenho), uma simples verdade se torna óbvia. Minhas prioridades mudam radicalmente e o que parecia pequeno e insignificante torna-se óbvio e essencial.

A minha atenção vai, de todos os meus quebra-cabeças e jogos, para o presente, único, que é o mais importante: estou vivo.

As palavras de Maharaji me ajudam a perceber o que significa estar vivo, me ajudam a sentir este presente essencial dentro de mim, porque ele ensina uma forma prática e tangível de alcançarmos esse sentimento. A mudança não é só intelectual, ou só um desejo.

Encontro um lugar além de meus pensamentos que está vazio, que é pacífico. Fico aí e observo como um sentimento vai me preenchendo, como a água do mar quando cobre a areia.

Plenitude. A presença da beleza.

Ilustração por Shaffer Sara.

http://www.wopg.org/es/blog/885-plain-sight

Sempre dançando / Dance Forever

Sempre dançando

Quando você está interiormente satisfeito, a vida não se resume a um traço entre duas datas. É uma existência. Uma existência verdadeira. E se ninguém se lembrar, tudo bem.
Você se lembrará. Porque um coração repleto de alegria dança para sempre.

Para sempre. É a sua natureza. Mesmo hoje, apesar de ter esquecido muitas coisas da sua vida, você ainda lembra daquele dia especial em que o coração estava pleno. Um dia especial.

Dance Forever

When you are content inside, life is no longer a little dash between two dates. It’s a lifetime. A true lifetime. And if nobody remembers, fine. You will. Because a heart full of joy will dance forever.

Forever. That’s the nature. Even today, you have forgotten a lot of things in your life, but you still remember the days - that special day when the heart was full. A special day.

Prem Rawat

http://www.wopg.org/
http://www.innerlink.tv/
http://www.palavrasdepaz.org.br/
htp://contatonewsdapaz.blogspot.com/
http://palavrasdepaz.ning.com/


Aquarela de Sonia Madruga