quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Secretaria da Justiça de São Paulo e o PEP - Programa de Educação para a Paz

Dando seguimento à visita de Prem Rawat  a São Paulo em abril de 2012, Eloísa de Souza Arruda, Secretária Estadual de Justiça do estado, vem encorajando a implementação do Programa de Educação para Paz (PEP) da TPRF  em Centros Cívicos para a Integração de Cidadãos (CIC) em áreas mais carentes da cidade. Esses centros cívicos não são apenas centros sociais, eles também oferecem serviços para a comunidade, como educação e assistência em assuntos legais, documentação e contratos.
PEP_Brazil_class
Quando os voluntários do Brasil apresentaram o programa ao primeiro Centro Cívico, todos os funcionários quiseram se inscrever e convidaram líderes comunitários e membros da comunidade para também comparecerem ao workshop. O Centro está apoiando o programa PEP oferecendo todo o necessário: equipamento, material impresso, transporte e lanche.

Até o momento, 61 pessoas completaram o curso do PEP no Centro Cívico Oeste. Um participante comentou: Eu descobri que o quanto podemos mudar e transformar o mundo, depende de nós.” Outra pessoa disse: Eu percebi que é uma questão depraticar nossa dignidade e paz interior”.

O segundo curso no CIC começou dia 9 de agosto no Centro Cívico Norte. O diretor do centro apresentou o curso dizendo: “Quando fui inicialmente apresentado ao PEP, fiquei encantado. Eu queria apresentá-lo imediatamente a vocês, especialmente porque sei como nossos problemas diários nos afetam como indivíduos e como isso interfere em nossas atividades de trabalho. Eu senti que deveríamos fazer alguma coisa diferente, que precisávamos de um espaço de cuidado conosco como indivíduos. Espero que aproveitem.

O interesse da secretária Arruda no PEP foi despertado quando uma voluntária do PEP, Ivete Belfort, enviou-lhe o vídeo de Apresentação do PEP que mostra Prem Rawat falando à turma do PEP na Penitenciária Estadual Dominguez em San Antonio, estado do Texas. Depois de assistir ao vídeo, Arruda ligou para a Ivete solicitando uma reunião imediata!  Ivete sorrindo contou como ficou surpresa quando Arruda a repreendeu na reunião dizendo: Estou furiosa com você! Por que as pessoas precisam esperar estar numa prisão para poder ter esse curso incrível? Vamos oferecer esse curso para pessoas antes que façam algo que as mande para a prisão. Eu posso ajudar.”PEP Brazil
Arruda sugeriu começar com os Centros Cívicos para Cidadãos, que estão em áreas da cidade onde as pessoas estão vivendo em situações muito difíceis. Ivete relata que Arruda chamou imediatamente a pessoa responsável pelos serviços nos centros cívicos e disse que gostaria que o programa começasse assim que possível. Ela também está interessada em oferecer o PEP a todos os funcionários da Secretaria de Justiça, o que seria mais ou menos 30.000 pessoas no estado de São Paulo.

O Programa FFP (Food por People - Comida para Todos) em Otinibi  inicia um Programa Piloto para alimentar os idosos, como foi relatado por Alex Wiredu, um membro da equipe do FFP.
Tradicionalmente, o FFP vem oferecendo refeições a adultos enfermos assim como a crianças em escolas. No entanto, para muitos dos idosos é difícil chegar até o local.  Alguns têm dificuldades para andar ou estão simplesmente fracos demais.
Agora existe esperança para algumas dessas pessoas que têm sofrido fome que não sabem o que fazer com relação a isso.
 PEP BrazilLEIA A ESTÓRIA COMPLETA.

Para ficar sabendo mais sobre as atividades em andamento do TPRF e maneiras de ajudar, visite o site: www.tprf.org e siga-nos no Facebook.
Exibições: 4