sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sustentabilidade e Cultura de Paz


Prem Rawat foi premiado com o título honorífico de cidadão de São Paulo na terça-feira, 9 de abril, em uma cerimônia especial realizada na Câmara Municipal da cidade.

Com mais de 300 convidados presentes, o evento foi transmitido ao vivo pela web e gravado por quatro canais de TV no Brasil.
O tema do evento foi "Sustentabilidade e a cultura de paz," que é particularmente pungente para uma cidade que tem sofrido com a trágica violência nos últimos anos.
O vereador Senior Gilberto Natalini, um defensor da construção da cultura de paz, foi o anfitrião da cerimônia de cidadania.   Ele mencionou numa reunião prévia com VIPs, incluindo Prem Rawat, que alguns dizem que é estatisticamente mais seguro viverem Bagdá do que em São Paulo. Apesar da cidade ter visto uma queda na violência, Prem Rawat afirmou que a perda de apenas uma vida humana é muito e que a construção da cultura de paz é urgentemente necessária. É evidente que a cidade de São Paulo está ansiosa para que esse esforço progrida.
A pedido do governo de São Paulo, a Fundação Prem Rawat está ajudando a cidade através da implementação de seu Programa de Educação para aPaz, começando em 10 centros comunitários com a perspectiva de outros mais seguirem.
A cerimônia de premiação foi precedida por vários oradores-chave que falaram sobre a necessidade de uma cultura de paz, sua importância para São Paulo e a influência positiva que uma mensagem de paz como a de Prem Rawat pode trazer. Os discursos incluiram uma carta de congratulações e apoio a paz da Prefeitura de São Paulo
Depois Prem Rawat falou cerca de mais de 30 minutossobre a importância da paz na vida de cada pessoa. Ele explorou o assunto fome e como, em media, metade da produção de alimentos do mundo é jogada for a. Aproximadamente 1.2 bilhões de toneladas por ano é disperdiçada. O fato de existir níveis tão altos de produção de alimentos mostra que não há nenhuma escassez de alimentos no mundo.Contudo, a ganâncialevouescassez e fomeparamuitos.

Prem Rawat acredita que a redução da fome poderia reduzir a criminalidade, como tem acontecido às comunidades beneficiadas pelo fornecimento de boa comida local nas instalações, criadas pela Fundação Prem Rawat.
Ele prosseguiu dizendo o que poderia ser  a maior realização da humanidade. Não são telefones celulares ou tecnologia ou a ida a lua.Em vez disso, a maior realização da humanidade seria a paz e é uma realização pela qual vale a pena lutar.
O evento foi concluído com a entrega do prêmio de cidadão de São Paulo a Prem Rawat pela ex vereadora Soninha Francine e Gilberto Natalini.
Ele também recebeu o prêmio Marco da Paz, uma iniciativa de paz internacional de Luigi Brancati, cidadão de São Paulo, que homenageia pessoas ilustres por seu trabalho de ação social e construção de uma cultura de paz. 
Os premiados anteriores com a cidadania honorária de São Paulo incluem o Papa Bento XVI em 2007, presidente dos EUA Bill Clinton em 2008 e o Dalai Lama em 2011 .

Tradução do artigo publicado http://tprf.org/en/news-and-features/message-of-peace-news/640-sustainability-and-a-culture-of-peace