domingo, 15 de novembro de 2009

Mensagem de Paz na Feira de Lavradores de Toda a India


Por Shakuntala Khare

A India é uma terra de lavradores, com cerca de 75 por cento dos seus 1,1 bilhões de habitantes do país ligados à agricultura.
A universidade Govind Ballabh Pant , situada na cidade de Pant Nagar no Udham Singh Nagar, é a primeira da India que mescla tecnologia e agricultura ,e foi apontada pelo Premio Nobel Dr. Norman E. Borlaug como a "Precursora da Revolução Verde" na India. Fundada em 1960, a universidade está situada em zona verde luxuriante junto à encosta das colinas da cordilheira Kumaon dos Himalaias.
Desde 1966 ela tem acolhido a Feira de Lavradores de Toda a India ,duas vezes por ano, um forum onde se encontram cientistas, lavradores e industriais ligados à agricultura.De benefício mútuo para agricultores e expositores, também atrai um grande numero de empresas agro-industriais.
Em março de 2009 mais de 15000 pessoas de toda a India participaram da Feira dos Lavradores em Pantnager, no estado de Udham Singh Nagar. Este é um distrito industrial e as profissões relacionadas com a indústria prevalecem aqui. É o exemplo perfeito de uma cultura harmoniosa, pela qual a India é tão conhecida no mundo. Várias religiões e estilos de vida se misturam ali harmoniosamente.
Um time de gente jovem decidiu ter uma barraca na feira para divulgar a mensagem de paz de Maharaji. Eles contataram os organizadores afim de alugarem um espaço para a sua tenda, e a montaram de modo com que as pessoas parassem e assistissem a uma apresentação em laptop . Materiais de divulgação também foram produzidos e oferecidos aos visitantes. Já que a feira foi organizada em grande escala, mais de 5000 pessoas foram apresentadas à mensagem de Maharaji, em quatro dias, e mais de 350 manifestaram o interesse em saber mais, para as quais foram dados endereços de locais para o seguimento, na sua zona. Para o time dos jovens foi um divertimento introduzir a mensagem de Maharaji a tantas pessoas que visitaram a Feira, e receberam muitos comentários positivos.
Um homem idoso disse: "Nossa sociedade pode se benificiar com esta mensagem. Eu gosto do programa, e se Deus quiser, venho visitar esta tenda novamente". Um professor da universidade comentou que "Gostaria que o Vice-Reitor da Universidade de Pant Nagar convidasse Maharaji para vir aqui. O seu discurso é maravilhoso. Acredito que seria muito bem recebido pelos estudantes e pela administração". Um estudante da universidade observou que "A mensagem de Maharaji é cheia de vibração, ela atinge a mente e o coração".
Este time de jovens planeja participar brevemente de outra feira como esta, onde mais de 50000 visitantes serão esperados.