quarta-feira, 30 de março de 2011

O processo vivo

Quantos anos tem uma semente? Isso importa? Quantos anos tem uma manga? Isso importa para você? Semente é semente. Você plantou a semente que recebeu? Ou não? Você pode ter uma sala cheia de sementes e um jardim completamente vazio. Plante as sementes. Em vez de armazená-las, plante-as. Plante-as e você terá um lindo pomar cheio de frutas. E todas essas frutas possivelmente darão mais sementes, que você poderá plantar e obter mais e mais. É um processo vivo.


Não há escassez. Eu sei que algumas pessoas adoram fazer contas. Então, faça as contas. Uma manga ajuda você a saciar a sede, mas não é só isso. Você sabe quantas outras mangas possíveis estão escondidas na semente? Porque da semente surgirá uma mangueira capaz de produzir centenas de mangas, e cada uma delas tem a capacidade de gerar mais uma centena de outras. Como se costuma dizer, uma manga dá uma centena de mangas. Imagine então uma árvore, outra árvore e mais outra. Esse é o potencial. Esse é o potencial.

Muitas pessoas dizem: “Puxa, você é tão sortudo de ter uma manga”. E eu digo: “Não. Coma a manga e plante a semente”. Outros dirão: “Não, não. Ela é tão preciosa. Guarde, segure firme, coloque num altar, reze para ela. Mostre a todo mundo que você a tem. Fale sobre ela. Você poderia nos dar uma palestra de como é incrível segurá-la nas mãos?” E eu sempre digo: “Coma a manga e plante a semente; coma a manga e plante a semente; coma a manga e plante a semente”. As pessoas dizem: “Isso é loucura, você vai destruir a manga”. Não, você não vou destruí-la.

Isso que você chama de fruta serve para atrair você, para que a semente possa seguir seu caminho. Quando você come a manga, está fazendo um favor a ela, não a está ferindo. Essa é a vida dela. Você está permitindo que ela a usufrua. Mas há pessoas que só querem exibir a manga: “Olhem a minha manga”.

Continue olhando essa pobre manga e logo ela ficará imprestável, pois começará a apodrecer. E as pessoas vão dizer: “Olhem a minha manga podre, olhem a minha manga podre, ela era tão linda”. E vão querer escrever livros sobre ela, sobre como era linda. E outras lerão o livro e dirão: “Nossa! É uma descrição tão linda!”

Kabir diz que você deveria se conhecer. As pessoas não lêem essa parte. Não. Leia o que Kabir está dizendo: “Por que você está gastando seu tempo fazendo isso? Não faça isso – sinta! O que eu senti, você precisa sentir”.

Uma porta se abriu para mim. Uma possibilidade se realizou, e quero tirar o máximo proveito disso na minha vida. É assim que deve ser. Todos os dias, faça esse esforço.

Prem Rawat

http://www.wopg.org/
http://www.palavrasdepaz.org.br/
http://contatonewsdapaz.blogspot.com/
http://palavrasdepaz.ning.com/

Aquarela de Sonia Madruga