terça-feira, 14 de maio de 2013

Centro de Cidadania oferece curso de educação para a paz


Publicado no: http://www.justica.sp.gov.br/novo_site/Noticia.asp?Noticia=5870

Centro de Cidadania faz curso pelo “estado de paz”


Público assiste vídeo de pensamentos do embaixador pela paz Prem Rawat durante Programa de Educação para a Paz.

O primeiro encontro do Programa de Educação para a Paz, que o Centro de Integração da Cidadania (CIC), unidade Oeste, promove ocorreu sexta-feira (10/05). 

O curso baseia-se em trechos de palestras internacionais do indiano e embaixador pela Paz, Prem Rawat. Durante a primeira aula, um vídeo com cerca de uma hora foi apresentado ao público com o entendimento de paz difundido por Rawat. “A paz que procuramos está dentro do coração, esperando para ser sentida. Não é o mundo que precisa de paz, são as pessoas. Quando as pessoas estiverem em paz, o mundo também estará”, diz. 

Depoimentos de pessoas ao redor do mundo registraram diferentes visões sobre o sentimento de paz. Ter uma família unida, estar seguro e confortável, não existir guerras, e fazer as pazes após uma discussão, foram algumas das situações citadas como “estado de paz”. 

Segundo Rawat, o desejo de paz não está relacionado com riqueza. Para ele, o desejo de paz é inerente a cada ser humano. “O desejo de paz é fundamental para o ser humano, assim como a comida, a respiração, o sono e a sede. Sem isso, não podemos existir, tudo está fora de equilíbrio”. 

Se o local onde a paz pode ser encontrada foi revelado por Rawat, o modo como é possível alcança-la foi lançado como desafio para o curso. O embaixador pela paz indica o caminho, que começa por apreciar cada dia de vida. 

Impressões 

Mediador José Thadeu, diretora Edilaine Daniel, e mediador Manuel Augusto após primeira aula do curso de educação para a paz. Esq. para dir. Coordenadoras Márcia Regina e Maria Célia durante reflexão proposta na primeira aula do curso de educação para a paz. 

Ao todo, 62 pessoas se inscreveram para o curso. Segundo Edilaine Daniel, diretora do CIC, o público é formado por líderes comunitários, representantes de associações de bairro e profissionais da área de educação. 

Para José Thadeu e Manuel Augusto, o aproveitamento do conteúdo do curso será duplo. Ambos são mediadores de conflito no CIC e pastores. 

“Nosso objetivo é adquirir um conhecimento maior para levar para as pessoas que atendemos”, disse Manuel. O colega José completou ao dizer que “você recebe a semente e depois passa a germinar em outras pessoas”. 

Já Maria Célia e Márcia Regina pretendem utilizar as reflexões propostas pelo curso na escola municipal que coordenam. “Viemos buscar mais experiências e alternativas para implantar no projeto Linguagem e Convivência, que desenvolvemos com os alunos”, disse Márcia. 

Ainda segundo a coordenadora, os conflitos verbais e físicos ocorrem na escola com frequência. “Hoje, por qualquer esbarrão, eles vão para o enfrentamento, para o corpo a corpo”, contou. O projeto criado busca reestabelecer a cultura de paz no ambiente escolar. “Buscamos chegar a um consenso, para que o aluno consiga sentar, escutar e se relacionar com o outro”, disse Márcia. 

A colega Maria Célia, reiterou a expectativa de ambas com o curso. “Além das temáticas diversificadas, esperamos uma dinâmica de aprofundamento nas reflexões propostas”. 

Ana Caroline Ribeiro
Assessora de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Governo do Estado de São Paulo
Tel: (11) 3291-2612 / 2771 
A difusão da cultura de paz ganhará novo fôlego no Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, a partir de maio. No dia 10, o CIC Oeste dará início ao Programa de Educação para a Paz, destinado à comunidade local e aos funcionários da unidade. 

Segundo a coordenadora do CIC, Angela Marchi, o curso irá explorar a possibilidade de cada participante descobrir a paz pessoal e recursos internos como a esperança, a força interior e a apreciação. Ao todo, serão dez encontros em que, por meio de vídeos e reflexões, os alunos discutirão temas como o autoconhecimento, a clareza e a dignidade. 

Para Ângela, a implantação desse projeto nos CICs busca prevenir a violência e reduzir os conflitos locais. Aqueles que tiverem interesse em realizar o curso deverão se inscrever por e-mail. As vagas são limitadas. 

No dia 6 de junho, a unidade Norte do Centro de Integração da Cidadania também dará início ao curso. 

Parceria
O curso será realizado no CIC por meio de uma parceria firmada com a Fundação Prem Rawat, que desde 2001 trabalha com as necessidades humanas fundamentais, como a paz. 

Em 9 de abril, o embaixador pela Paz e fundador da instituição, Prem Rawat, esteve no Brasil para participar do Fórum de Sustentabilidade de Cultura de Paz, realizado na Câmara Municipal de São Paulo. Na ocasião, o embaixador foi contemplado com o Título de Cidadão Paulistano. 

A vinda de Prem Rawat ao Brasil faz parte do projeto Palavras da Paz, em que o indiano busca espalhar suas ideias de maneira gratuita. Em 2012, Rawat falou para 731 mil pessoas, em 27 países. 

Serviço
Programa Educação pela Paz
Início: 10 de maio de 2013
Hora: 15h às 16h 
Local: CIC Oeste
Endereço: Estrada de Taipas, 990 – Jardim Panamericano/ Jaraguá
Inscrições: cicoeste@justica.sp.gov.br