terça-feira, 13 de outubro de 2009

Perguntas e Respostas em Tel Aviv


Em fevereiro de 2009, Prem Rawat falou para uma audiência em Tel Aviv, Israel, onde respondeu a perguntas e expressões.


P: Olá. Já acabei a quinta chave de preparação para o Conhecimento. Estou muito entusiasmado, antecipadamente. E adoro ouvir as suas estórias. Você me faz rir bastante. Minha questão é: tenho uma maneira muito científica de pensar. Tenho que saber, tenho que entender. E sinto que não estou compreendendo tudo.

R: Bem, quando você ouve o que ouve, o que você sente dentro de você? Sente-se bem? Sente-se feliz?


P: Mas eu não compreendo.

R: Tudo o que você tem a fazer é compreender isto: sinta essa alegria, sinta essa felicidade. Algo dentro de você está respondendo. Não se trata de uma experiência científica ou de provar uma hipótese. Trata-se de sentir.Todos nós começamos a partir de alguns fundamentos simples. Éramos capazes de ter uma necessidade e de expressar essa mesma necessidade. De alguma forma, nós pensamos que isso seja insignificante. Tornamo-nos muito analíticos, porque é o que o mundo nos diz para fazer: “É deste modo. É deste modo. É deste modo”.Então, chegamos a um ponto de nossa vida em que toda essa análise já não irá funcionar. Quando as pessoas ficam mais velhas, elas dizem: “Não vejo mais as coisas como estava acostumado a ver”. Devagar, devagar, você chega a um ponto em que a análise não vai lhe ajudar.O mundo vem analisando. Mas qual foi o resultado disso, dessa análise? Com toda a tecnologia que nós temos, as necessidades fundamentais das pessoais não foram satisfeitas. Simples necessidades. Não existe falta de comida e não existe falta de água, mas elas não estão chegando a todas as pessoas que necessitam delas.Então, não descarte a sua habilidade de sentir, mesmo que ela não seja uma fórmula. Como ser humano, você tem duas partes: a cabeça e o coração. Se você só vive para uma e esquece da outra, estará vivendo pela metade. E tem que saber que o coração é tão importante quanto a cabeça. Compreender é importante, assim como aceitar também é – aceitar a alegria em sua vida.


P: Quero agradecer a você , da parte mais profunda do meu coração, porque você me salvou da escuridão, da dor. Mesmo com tudo o que pode acontecer por aqui, com mísseis caindo, sinto paz dentro de mim, sinto este amor, tudo por causa deste grande presente do Conhecimento que você me deu. Então, muito obrigado.

R: Bem, mísseis caindo é uma coisa apavorante, mas mesmo nesses momentos você é um ser humano. De vez em quando as pessoas me dizem, “Eu perdi tudo”, e eu quero dizer a elas, “Não, não perdeu. Enquanto você tiver essa respiração vindo até você, você não perdeu tudo. Você ainda tem alguma coisa”.E essa alguma coisa que você tem é muito poderosa. A vida é uma coisa muito poderosa. Siga com a sua vida, porque a vida é uma coisa poderosa. Eu não estou dizendo que você deva se tornar impermeável à dor. A dor, você vai sentir. O amor é assim, se não houvesse amor, você não sentiria também a dor. Se alguma coisa acontece a alguém que você ame, você vai sentir dor. Mas a preciosidade de ter amado alguém, mesmo que só por um dia, pode trazer uma alegria que é maior que a dor de cem anos de separação. Sim, a dor existe. A ideia é não perder a sua integridade – não perder o valor, o significado do vaivém da respiração. Nisso, você encontra conforto. Como eu digo frequentemente, o propósito do Conhecimento não é o de fazer parar a chuva, mas o de ter um guarda-chuva para não se molhar.


P: Estive vendo seus vídeos por um tempo, e eles me deixaram bem. Quando apresento para alguns de meus amigos o Palavras de Paz, eles me perguntam: “Por que é que eu não posso receber esse Conhecimento agora mesmo?” O que é que eu deveria responder a eles?

R: O que o Conhecimento traz para você, já está dentro de você. Portanto nada tem que ser criado, mas é preciso ocorrer um processo de entendimento. E esse entendimento só pode acontecer no seu próprio tempo. Se você quer colocar água num jarro que está cheio, a água que já está nele tem que sair. Caso contrário, vai apenas transbordar. Toda vez que você entende algo, tem que deixar a ignorância sair, e não é fácil. Deixar que o seu modo de julgar seja abalado, não é fácil.Portanto, quando o processo de entendimento tiver o seu lugar, então um dia você terá o Conhecimento. A melhor parte é que aquilo que você está procurando já está dentro de você. Aceitar isso é a parte mais difícil.Todo agricultor gostaria de semear as sementes e ter a colheita no mesmo instante, porque assim não precisaria esperar ou especular. Não teria que fazer isto e aquilo. O Conhecimento também é assim. Existe um processo de plantar a semente. Ela brotará quando tiver que brotar. Não é uma questão de desejar, “Oh, eu quero que ela brote agora mesmo”. Isso seria ótimo, mas não é assim que funciona.


P: Quando a vida nos lança tantos desafios e decisões a serem tomadas – algumas críticas, outras, nem tanto –, como é que sabemos qual seguir? Devemos olhar o nosso coração ou usar a nossa mente para nos dizer o que é o certo e o que é o errado?

R: Bem, essa é uma pergunta muito boa. Em primeiro lugar, nós temos que entender algo em nossa vida. Coisas más acontecem. Algumas vezes as coisas ficam realmente ruins e nós pensamos, “Por que é que isto está acontecendo comigo?” Uma decisão acerca de qual caminho seguir pode ser melhor tomada por uma pessoa que está calma e inteira, não por uma pessoa em pânico ou que faça uma escolha aleatória: “Ok, vamos jogar uma moeda.”O que é tranquilidade? Imagine um lago onde você está vendo o seu reflexo. Se você jogar nele uma pedra, verá pequenas ondulações, mas não verá mais a sua imagem. As ondulações estão lá, mas seu reflexo foi-se. Quando o lago se tornar tranquilo, o reflexo voltará. Você tem que estar tranquilo para ver como o lago é realmente.Ir para dentro, ficar tranquilo é a melhor coisa que você pode fazer para permanecer numa posição neutra para olhar a cena toda e não apenas um punhado de ondulações. Quando nós ficamos confusos ou apressados, perdemos a prioridade do que é importante. Eu vi uma mãe, num shopping movimentado, carregando sacolas e seu filho estava chorando, “Mamãe, me ajude”. E você sabe que a mãe está frustrada: “ Se eu largo minhas sacolas de compras, alguém pode roubá-las”. Sim, mas se alguém rouba o seu filho , será muito pior. Qual é a sua prioridade?Então, nesta vida, qual é a sua prioridade? Não importa qual seja o problema, o importante é estar calmo. A tranquilidade não vem da cabeça. Ela vem somente de um lugar — de dentro de você. A cabeça não pode nunca ficar tranquila. Ela fará você ficar maluco – como uma bola de pingue-pongue. A cabeça é muito boa no tumulto. E o coração é muito bom na tranquilidade. Então parta do coração, depois decida.

Palavras de Paz no Libano


Por Bahia Zahnan and Joel Metzger, tradução de Paulo Barata - 29 de setembro de 2009

Os países do Médio Oriente tem tido uma longa história de conflitos e guerras. Quase que diariamente, o noticiário está cheio de registros de violência. Mas mesmo no meio dessa discórdia, a mensagem de paz de Maharaji mostra-nos que a paz ainda assim é possível para qualquer um que queira encontrá-la.Bahia Zahnan é uma socióloga e vive no Líbano. Com a ajuda de Maharaji, ela descobriu, em primeiro lugar, que a paz pode ser achada dentro. Recentemente enviou este artigo para o Palavras de Paz Global:

"Os midia locais me conhecem porque eu tenho dado muitas entrevistas na televisão sobre as ocasiões especiais, como o dia das Mães. Recentemente, uma jornalista de uma emissora de tv do Dubai, veio me entrevistar. Filmaram-me na minha casa, por cinco horas, e eu falei sobre vários assuntos. O programa incluiu uma hora sobre a minha experiência com Maharaji e a paz interior.A jornalista me perguntou se eu tinha filhos, e eu contei para ela a minha estória. Que tinha perdido o meu marido e o meu filho, ambos no espaço de um ano. A perda foi uma grande tragédia para mim. Eu não conseguia encarar a realidade, que algo assim pudesse acontecer neste mundo. Eu pude somente sobreviver indo dormir dentro de mim.

Pouco a pouco, eu aceitei o que tinha acontecido. Pratiquei as técnicas para focar dentro, aquilo que Maharaji chama de Conhecimento. Eu comecei a sentir que não existe morte, na medida em que existe amor. Eu fiquei cada vez mais e mais atraída pelo amor - o amor real que já está dentro de nós, não aquele exterior.

Portanto, contei tudo isso para a jornalista. Ela ficou muito impressionada e falou: 'Eu nunca na minha vida vi uma pessoa como você, com tanta paz no coração e nos olhos. Como você pode explicar isso, depois de ter perdido a sua família em um ano, e estando completamente só?'Eu respondi que estava só, mas que não era solitária, porque o meu coração está preenchido com amor e paz. Contei para ela do Conhecimento e da beleza que foi o impacto que ele provocou na minha vida. Eu falei para ela que Prem Rawat está oferecendo uma maravilhosa mensagem de paz e que está ensinando técnicas simples para se ir dentro e sentir alegria, felicidade, amor e paz. E essas técnicas são ensinadas gratuitamente, para qualquer um que gostaria de aprendê-las. Elas não estão relacionadas com filosofia ou religião, mas são um caminho simples de se encontrar preenchimento.

Falei de tudo que estou aprendendo. Não existe voltar atrás no passado, nem pensar sobre o futuro. É sobre o momento presente, o agora. O sofrimento emerge dos pensamentos, mas quando vou dentro eu sinto que tenho algo para além dos pensamentos, confusão e problemas. O momento presente, o agora, nos acompanha por todo o dia. As dificuldades existem, mas este Conhecimento me dá a forma certa de encará-las. As dificuldades não são o que importa. O que importa é como lidar com elas.

Minha experiência, disse, é só um começo, em comparação com o que é oferecido por Prem Rawat. Espero que todos cheguem a ouvi-lo. Eu contei para ela sobre a vida de Prem Rawat, primeiro na India e em seguida a viagem para Londres e Los Angeles, quando foi convidado por estudantes, para compartilhar com eles a sua mensagem. E que ele continua viajando pelo mundo, levando a sua mensagem de paz, do coração para o coração.No final da entrevista eu dei um DVD para a jornalista , com uma das palestras de Maharaji, e também um outro,chamado Spark of Hope, para mostrar o que Prem Rawat está fazendo no campo da ajuda humanitáia pelo mundo afora, complementando a sua mensagem de paz. Depois eu perguntei a ela se ela gostaria de apresentar o Palavras de Paz no seu canal de televisão. Ela me respondeu que seria uma honra e me pediu mais DVDs. Ela disse: 'Este assunto vai ser muito bem acolhido pela nossa audiência. Esteja pronta para receber muitas chamadas!'.Ela estava certa. De fato, as pessoas adoraram a entrevista, e o canal de tv apresentou-a mais de dez vezes. A entrevista foi ao ar pela primeira vem em junho passado, e eu estou ainda recebendo chamadas. Uma pessoa me disse que viu a entrevista por mais de seis vezes, e cada vez ela gosta mais. O canal da Jordânia comprou uma cópia e a estão transmitindo também.

Minha entrevista está ainda sendo apresentada de tempos em tempos nas televisões de Dubai e da Jordânia. Quase todos os dias, chega um pedido de alguém, me pedindo para falar mais da felicidade, da respiração e da paz. Eles sinceramente querem saber mais.Existem atualmente no Oriente Médio quase duzentas pessoas que receberam o presente do Conhecimento de Maharaji, vinte e duas delas bem recentemente. Também existem muitas pessoas que estão aprendendo acerca do Conhecimento e que tem sido inspiradas pelos ensinamentos de Maharaji e tem estado bem ativas em ajudar mais pessoas a saberem dele. Agora, é nossa prioridade tornar o Palavras de Paz disponível em árabe, em mais canais de tv, bem como termos artigos publicados em revistas e jornais. Estamos trabalhando arduamente para fazer isto acontecer.

Publicado no http://www.wopg.org/

-