sábado, 29 de janeiro de 2011

O presente supremo

O que é realmente simples?

Em nossas vidas, há muitas complexidades. Temos relacionamentos. Temos julgamentos: bom/mau, certo/errado. Às vezes parece que estamos indo para a frente; às vezes, para trás. Há dias fáceis e dias difíceis. Ao olhar por essa janela de complexidades, não nos parece que algo possa ser simples.

As pessoas me fazem muitas perguntas do tipo: "Por que minha vida é assim?", "Se temos paz dentro de nós, por que ainda não a conhecemos? Digo-lhes que parem um pouco, removam tudo o que é desnecessário e simplesmente olhem para a vida, para a existência. Nesta existência, a respiração vem: Sem julgamentos, sem pré-requisitos. Sem formulários para preencher, filas para ficar. Nada de espera, nada de "ponto net", de "ponto com" para acessar. Ela simplesmente vem.

A vida que está viva dança, brinca, todos os dias, do modo mais sereno possível. Toda manhã que surge, você é, você existe. Não através das avenidas deste mundo, mas de você apenas - esse rosto, esse sorriso, esse corpo, essa respiração, esse coração, e este momento.

As pessoas dizem: "Mas e esses problemas todos? Não estamos tentando encontrar soluções para eles? Não temos paz no mundo, então precisamos encontrar uma solução para isso".

Eis uma analogia. Uma certa pessoa nasceu e cresceu num castelo. É um lugar agradável, mas algo que ela nunca fez foi olhar para seu reflexo. Não há espelho, não há como alguém ver o próprio reflexo. Há tudo mais ali: ótima comida, cama confortável, bom entretenimento. Há de tudo, menos um objeto chamado espelho em que possamos ficar diante dele, olhar e ver nosso próprio reflexo.

Essa pessoa tem muitos sonhos, mas algo que essa pessoa realmente quer é ser bela. Na verdade, essa pessoa é bela - e não apenas isso - é extremamente bela. Mas todos os dias ela se queixa: "Como queria ser bela!", e não há como ela ver que é.

Essa é a minha paixão. Viajo pelo mundo falando às pessoas. Não uso discurso escrito. Se você me perguntasse sobre o que eu iria falar antes de começar a fazer isso, eu responderia que não tinha outra idéia a não ser a de entrar em contato com a minha paixão, para que você pudesse se ver no espelho. Se você pudesse, veria o quanto é incrivelmente bonito. Veria que tem milhares de gavetas cheias de coisas que prometem fazer você ficar bonito. Sua vida toda tem a ver com isso.

A beleza toca cada um de nós, gostemos disso ou não, assim como temos duas pernas, gostemos ou não. Você poderia argumentar que gostaria de ter quatro pernas, para poder correr mais, ou ter duas pernas curtas e duas longas, mas o que você tem são mesmo duas pernas.

Você também tem uma busca. Não é uma busca que você começou, mas uma que já estava começada para você. É uma busca que diz "Paz". Uma busca que diz "Amor". Uma busca que diz "Entendimento". Uma busca que diz "Alegria. Não é uma busca pela alegria exterior, mas pela alegria que está dentro de você. Essa é a boa notícia. Aquilo que você procura, você já tem. A beleza que você procura, você já tem.

Quando a complexidade é removida, a beleza aparece. A complexidade é cheia de dúvidas. A dúvida é como um vírus. Deveríamos aprender a conviver com ela? Ou deveríamos aprender a compreender aquilo que dentro dentro de nós diz: "Você não precisa da dúvida; você pode ter clareza". Você tem clareza, porque a clareza que você quer e da qual precisa está dentro de você.

Seja livre para encontrar a si próprio. Não há ninguém como você em lugar nenhum. Até mesmo os gêmeos vêem as coisas de modo diferente. Há uma diferença entre o seu sorriso e aquilo para o qual você sorri. A diferença é o sentimento de alegria, o sentimento de paz, o sentimento de tranqüilidade - e o jeito de você expressar isso a seu modo para você mesmo - não para outra pessoa. Não se trata de escrever um livro ou um poema. O verdadeiro poema é o que você diz a você mesmo. O melhor livro já escrito é o livro que você escreve para você mesmo. Isso é claro. Não precisa de introdução, de prefácio, notas de rodapé. É seu. É seu o poema que canta em seu coração e desperta a alegria. Esse é o melhor poema de todos os tempos.

No dia em que você começar a compreender o oceano de possibilidades que existem dentro de você é o dia em que você estará um passo mais próximo da sua própria vida. As possibilidades são infinitas. Infinitas. São as possibilidades das respostas sem perguntas. O mundo está cheio das perguntas sem respostas. O coração está cheio de respostas sem perguntas. Você pode aceitar essas respostas, não as respostas que o mundo tenta dar.

A verdade suprema não está nas palavras; está no sentimento. A realidade suprema se desenrola bem diante dos seus olhos. Você está aqui. Essa é a verdade. Você existe. Você pode sentir, pode entender, pode se sentir preenchido.

Vê por que tenho paixão por isso? É tão lindo. Talvez você veja como você e eu somos diferentes. Minha pele, meu rosto, meu cabelo, tudo isso parece um pouco diferente. Afora isso, somos iguais. Não existo no passado, existo no presente, não existo no futuro. O passado não conta para mim. O futuro também não conta. O que conta é: eu sou. E porque sou, tenho acesso a algo, e quero ter esse acesso todos os dias da minha vida.

Remova a complexidade, as conchas, as embalagens, pois aqui há um presente tão perfeito que não precisa ser embrulhado. Aceite esse desafio. Não há no universo papel tão perfeito que possa embrulhar o presente da vida que lhe foi dada. Não há recipiente bastante belo para fazer justiça àquilo que lhe foi dado. O desafio da sua vida é você se conhecer. O desafio da sua vida é entender a beleza que há dentro de você e ter acesso a ela sempre que você quiser. Esse é o presente supremo.
 
Prem Rawat
 
http://www.wopg.org/    http://www.palavrasdepaz.org.br/