terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Veja a realidade

Há dentro de você algo que entretem: é a vida. Não tem a ver com o despertador que o faz acordar e que você acerta antes de dormir. Isso não tem a ver com a vida. A vida tem a ver com despertar e ser grato pelo dia, compreendendo que o dia significa algo.

Já ouvi dizer que certas pessoas têm muito gosto pela vida. Mas o que isso quer dizer? Não é escalar montanhas ou mergulhar nas profundezas. Não se trata de voar o mais alto possível, ou correr ao máximo. Não tem a ver com quantas atividades você tenha. Tem a ver com a verdadeira apreciação da vida. O dia de hoje é um presente que me foi dado, e eu aceito esse presente.

Em vez de passar o tempo, aprecie o tempo. Em vez de simplesmente estar aqui, sentindo-se vítima de tudo o que acontece, sinta a liberdade em sua vida. Verdadeira liberdade. Verdadeira alegria.

Há os fotógrafos. Quando alguma coisa acontece, eles precisam estar lá presentes. Eles esperam e se preparam para bater a foto. Sabem que precisam estar preparados para isso. Correria de última hora não dá certo.

Quando a respiração vem a você, você está preparado? Está preparado para se sentir preenchido? Essa é a promessa que a respiração faz. E porque ela vem, você pode ser amigo ou inimigo, pai ou mãe - pode ser muitas coisas. Você pode apreciar seus hobbies, as coisas que faz, sua carreira. Mas a respiração também torna possível uma outra coisa: o preenchimento.

Você quer se sentir preenchido? Essa é uma escolha que você precisa fazer. Você está preparado para bater a foto dessa respiração e apreciá-la, ou não está. Cabe a você estar preparado.

A beleza está dentro de você, nessa forma humana com esse coração humano, nesta condição muito humana, neste mundo muito humano. Você. Não estou falando de crocodilos nem de cobras. Eles precisam de seu próprio ser para saber que são belos, porque não sou eu quem faço isso. Veja aquilo que lhe foi dado e o que você é - não em termos de divindade ou de fragilidade.

Veja o que você é sem julgamento, veja essa realidade exatamente como ela é. Venha com olhos ávidos para ver a beleza. Há julgamento para tudo: Você é jovem; você é velho. Você é bonito; você é feio. Você é isso; você é aquilo." Não é assim que os humanos são. Isso são idéias. Isso é julgamento.

Há uma beleza. Há uma simplicidade. Há a gente. Nós existimos. Quem somos nós? Veja isso. Sinta isso. Por quê? Porque nenhuma definição faz justiça ao que somos.

Certa vez ouvi um fotógrafo falar a respeito de tirar fotos. Ele disse: "Deixe a câmera preparada, mas não tenha idéias preconcebidas. Veja através da câmera, observe o que se passa. Depois, veja se isso lhe diz alguma coisa." E eu pensei: "Esse é o conselho que eu dou."

Se você quer bater uma foto, não venha com idéias preconcebidas. Observe aquilo que se passa. Veja se isso lhe diz alguma coisa. Se disser, aperte o botão. A foto será batida e estará lá para o resto da vida. Será lindo. Será uma foto que você terá batido, não algo que foi criado. Será sua foto.

A vida é muito preciosa para vivê-la num mundo compartimentado. Há a liberdade que espera para ser descoberta. Não é acaso, mas liberdade, porque a respiração vem a você e você está vivo. Há a possibilidade de estar em paz. Você deveria estar em paz. Olhe para si mesmo - não com idéias, mas a partir de uma realidade bela e simples.

Prem Rawat

http://www.wopg.org/ http://www.palavrasdepaz.org.br/



Leia um trecho da palestra, veja o press release, as fotos e faça o download da versão em ingles impressa - http://tprf.org/newsletter/v1_i45/story_1.htm