terça-feira, 20 de julho de 2010

Prem Rawat discursa na Conferência de Paz da União Europeia

Prem Rawat discursa na Conferência de Paz da União Europeia


Segunda-feira, 19 de julho de 2010 17h02

Prem Rawat foi convidado por Gianni Pittella, Primeiro Vice-Presidente da União Europeia, a compartilhar sua visão de paz, em evento especial denominado "Palavras de Paz para a Europa", realizado na sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas, em 29 de junho de 2010. O sr. Rawat se dirigiu a um público variado composto de diplomatas, líderes locais, e outros convidados ilustre de muitos países.


As observações do sr. Rawat ofereceram uma perspectiva clara e desafiadora: "Se temos o poder de gerar tanta bagunça neste planeta, então certamente também temos poder suficiente para trazer paz a ele", disse. "A questão reside em saber se isso é ou não algo que queremos fazer, porque a paz começa com cada um de vocês. São seres humanos individuais quem precisa de paz, é em seres humanos individuais que reside o desejo, e é no palco individual que a paz precisa dançar.”

Concluindo seu discurso, durante o qual um silêncio profundo era interrompido por salvas de palmas, o sr. Rawat declarou: "Determinação, entendimento e clareza precisam ser alicerces fundamentais sobre os quais a paz será erguida. Não a exclusão, mas a inclusão. O dia em que nossos parâmetros forem baseados em nossas semelhanças e não em nossas diferenças será o dia em que começaremos a lançar os alicerces para a paz neste mundo.

Ao fim do evento, o sr. Pittella agradeceu pessoalmente ao sr. Rawat por suas observações perspicazes, declarando: "Hoje, a paz é considerada um fator insubstituível em cada esforço por uma sociedade baseada na dignidade do indivíduo e no bem-estar comum. No entanto, nenhum esforço feito por instituições pode ser inteiramente bem-sucedido se o valor da paz não estiver profundamente enraizado no coração de cada pessoa.”


Publicado no http://www.tprf.org/

Aprender a viver

O que é perecível? O corpo em que você é perecível. Um dia deixará de existir. O corpo está em movimento. Você está em movimento. Desde quando? Desde que respirou pela primeira vez. Desde a primeira respiração. Coisa incrível! Antes disso era o éter. Então você respirou e o processo da vida começou a se desenrolar. Coisa poderosa. E veio outra respiração, e mais outra, e mais outra.


O desenrolar do mesmo processo que se dá com o universo é aquilo que veio a mim e me tocou, trazendo-me a dádiva da vida. Trazendo a mim todos os dias, todos os momentos, todas as estrelas. Isso é um milagre. Todo bebê que nasce é um milagre. Não entendemos isso, e é por isso que sofremos. Tendo tudo, achamos que não temos nada. Atormentados com nossos problemas, andamos aos tropeções pela vida.

No entanto, como é belo este momento. Não posso voltar para ontem, por mais que eu tente. E não importa quanto eu me esforce, não posso ir para amanhã. Para mim, essa é a suprema sabedoria. Estou aqui neste momento, e aqui tudo é maravilhoso.

Os jovens querem viver no futuro. Os mais velhos querem viver no passado. Ninguém quer viver no presente. E onde a alegria se colocou? Onde o entendimento se colocou? No presente.

Portanto, se alguma vez você se perguntar por que é tão difícil entender a vida, talvez a resposta seja: Você não vive onde a vida está. Você se acostumou com a confusão, e isso não é agradável.

O que se pode fazer? Aprender a viver no hoje. E o que é o hoje? Mais uma chance lhe foi dada de sentir plenamente o que é estar vivo. Espantoso. É o que vem ao caso em se tratando da vida.

Prem Rawat

Leia mais http://www.palavrasdepaz.org.br/html/impressos.html

Informações
http://www.wopg.org/
http://www.palavrasdepaz.org.br/

Publicado
http://palavrasdepaz.ning.com/
http://contatonewsdapaz.blogspot.com/

Palavras de paz nos Balcãs

Por Nihad Putnikovic Ajanovic e Vera

Segunda-feira, 7 jun 2010 08:h03

Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina, infelizmente é mais conhecido por seu passado violento. Em 1914, o arquiduque Franz Ferdinand da Áustria foi assassinado inesperadamente lá, desencadeando a Primeira Guerra Mundial. Mais recentemente, o local tornou-se o mais longo cerco da execução de uma cidade capital na história da guerra moderna, com duração a partir de 1992 até 1996. Apesar deste recente período de agitação civil, algumas pessoas continuaram a fazer um stand para a paz: a paz não apenas social, mas uma paz tangível que pode ser sentida dentro de cada indivíduo.

A despeito da guerra

A mensagem de Prem Rawat chegou a Sarajevo em 1975, quando Seid Trnka, que ouviu pela primeira vez sobre ele na Alemanha, informou os seus amigos locais. Logo havia alguns interessados em aprender mais, muitos dos quais acabaram recebendo as técnicas do Conhecimento, um método prático que Prem Rawat ensina a experiência de paz interior. Como resultado, cerca de 150 pessoas foram ouvir os ensinamentos de Prem Rawat em Sarajevo, antes da guerra, que começou em março de 1992. O interesse foi crescendo constantemente.

Infelizmente, a agressão do cerco de Sarajevo, mudou tudo. A violência tornou-se um fenômeno cotidiano, e havia pouca garantia de sobrevivência. No entanto, mesmo durante horas mais sombrias de Sarajevo, no inverno de 1994, quando bombardeios ocorreram diariamente, e a cidade ficou sem eletricidade, comida, água ou telefone, algumas pessoas determinadas conseguiram organizar apresentações de vídeo da mensagem de Prem Rawat. Essas reuniões semanais continuaram de fevereiro a agosto de 1994, apesar das dificuldades óbvias. Para os organizadores, as apresentações "foram como um oásis num deserto hostil, oferecendo uma visão refrescante para a realidade da vida." Mesmo no meio da guerra, era possível de ser lembrado para se concentrar em sua própria existência e não em circunstâncias externas que ameaçavam tirá-la.

Depois da guerra, dois terços dos membros que ouviram os ensinamentos de Prem Rawat deixaram Sarajevo. Não aconteceu muita coisa até que as Chaves, uma série de vídeos destinados a explicar os pontos chave da compreensão, foram introduzidas, e inspiraram uma equipe pequena de entusiastas para assumir o enorme esforço de tradução e legendagem para a língua da Bósnia, com a ajuda de colegas sérvios . A tradução desses vídeos forneceu uma base sólida para as pessoas interessadas aprenderem mais, e permitiu-lhes facilmente informar cidadãos sobre a possibilidade de experimentar a paz interior.

Ampliar o alcance

Em um evento realizado em 28 de julho de 2009, em Belgrado, Prem Rawat expressou o desejo de visitar Sarajevo. Inspirado por suas palavras, a equipe dedicou-se a informar todos os seus concidadãos sobre a mensagem de Prem Rawat. Eles começaram a fazer apresentações no Holiday Inn, com um plano de convidar a todos que pudessem.

Depois disso, várias tentativas foram feitas por meio de anúncios em jornais, cartazes e e-mail, tentaram também um anúncio na Internet. Isso trouxe uma meia dúzia de recém-chegados a um evento em outubro. Não satisfeita, a equipe decidiu realizar mais um evento, a publicidade dessa vez através de uma estação de televisão regional chamado TVSA, que é transmitida para 400.000 pessoas. Pela primeira vez, um convite para ouvir mais foi difundido largamente na Bósnia e Herzegovina.

Esste foi um marco para a organização, embora tenha demorado um grande esforço para fazer acontecer. Como Nihad Ajanovic explicou: "A ideia da transmissão da mensagem através da televisão da Bósnia e Herzegovina já existia há algum tempo, e uma equipa tinha vindo a trabalhar e traduzir muitos eventos da série de palavras de paz." Graças a esses esforços dos tradutores, tornou-se possível realizar eventos regulares no Holiday Inn, embora o custo de alugar o salão e equipamento audiovisual era "quase igual a um salário mensal na região." Para a equipe, no entanto, valeu a pena. E dessa vez, havia poucas caras novas no meio da multidão.

Sinceros agradecimentos

"Só espero que esse sentimento venha para ficar."

"Isso é o que eu estava procurando."

"Eu senti a alegria em meu coração e comecei a chorar."

Esses foram alguns dos comentários feitos por clientes que assistiram à apresentação no Holiday Inn, em Sarajevo.

Biljana Radanovic, que recentemente começou a praticar o Conhecimento:, me senti muito inspirado pela reação da plateia. "Era tão bonito ver o público abraçar esta mensagem. As pessoas vinham para aprender o que era tudo, e ouvi Prem Rawat com a mente aberta. Sua expressão de descrença foi alterado para a de um reconhecimento ", disse ela. "Que eles também possam ter uma experiência de paz".

Informações - http://www.wopg.org/