segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A fibra da vida

Há uma paz dentro de cada um de nós, diz Maharaji, uma paz que é autêntica liberdade, beleza e alegria. Essa presença dentro de nós, diz ele, é a própria fibra de que somos feitos.

Leia um trecho em ingles e veja fotos ou faça o download da versão impressa http://tprf.org/newsletter/v2_i78/story_1.htm

A fibra da vida

Não faz muito tempo, fui a um funeral. No cemitério, havia aquelas pequenas lápides: “Aqui jaz. . .” Simplesmente precisei parar. Não se trata de uma lápide, mas de uma história. Há uma pessoa que esteve viva. Aconteceram coisas boas e coisas más. Houve dias difíceis e dias tranqüilos; dias de confusão e dias de clareza. Houve dias favoráveis para essa pessoa e dias de adversidade. Houve uma jornada.

Qual é a diferença entre mim e essa lápide? Sou mais do que uma lápide com um nome, algumas datas e umas poucas mensagens inscritas? A vida não é mais do que isso?

Não há essa coisa chamada existência que se ergue acima de tudo? Acima de tudo o que é bom e tudo o que é mau, do certo e do errado - de todos os julgamentos? Não há uma bondade em estarmos aqui? Não é especial que haja este momento em que estamos vivos? Em que medida eu reconheço este momento? Com o que estou preocupado hoje? Com as coisas que vão acontecer? Estou minimamente preocupado com algo que é mais fino do que o cabelo mais fino - que não pode ser mensurado em termos de largura, altura e peso - e é a única diferença entre mim e a lápide? Você sabe o que é? É a respiração que entra e sai de você. Essa é a diferença.

Não é possível fotografá-la, pintá-la, fazer uma estátua, não se pode dar, comprar, trocar nem vender. E faz toda a diferença quanto ao que você é. É porque ela vem que você é o senhor Fulano, senhora Fulana, senhorita Fulana, doutor Fulano, capitão Fulano, professor Fulano. É porque ela vem que você é capaz de entender, questionar, raciocinar, observar, aprender. Graças a essa dádiva chamada respiração.

As pessoas dizem “Sou pai, sou mãe." Você é um ser humano. Você é um ser humano. Não vemos seres humanos; vemos outras coisas. Estou falando da presença, da beleza que está dentro de você. Por meio da qual você tem tudo, sem a qual você não tem nada. Isso é real. Isso é simplicidade.

Há uma paz, sem a qual perderíamos a própria fibra de que somos feitos. Uma paz que dança no coração de todos. É dessa paz que eu falo. A realidade. A beleza. A verdadeira paz - não a ausência de algo, mas a própria presença de algo. Isso é que é possível, até mesmo em plena guerra. Uma paz que não pode ser perturbada. Essa paz é verdadeira. É uma paz que não pode ser tirada - essa liberdade é verdadeira.

Comece a reconhecer esta existência do modo mais simples possível - indo para dentro de você. Não a partir de idéias, mas do entendimento. Não mensurando com escalas de "eu não tenho", mas entendendo aquilo que você tem. O que você tem está bem aí dentro de você, e é tudo. Quero dizer tudo mesmo. E estará aí até o fim.

Para mim, esta é a minha oportunidade. Esta é a minha vez, a minha chance, porque estou vivo. Minha jornada continua, e eu aprendo. Sou grato por cada dia. É meu privilégio, minha alegria, minha honra, lembrar às pessoas... ir pelo mundo e falar às pessoas da possibilidade de estarmos em paz.

Prem Rawat

http://www.wopg.org/                                       http://www.palavrasdepaz.org.br/

Leia um trecho em ingles e veja fotos ou faça o download da versão impressa http://tprf.org/newsletter/v2_i78/story_1.htm