quarta-feira, 24 de março de 2010

Um camundongo



É um camundongo?

Sim, é o camundongo. Fofo, pequenino, uma coisa pequenininha. Suas chances de sobrevivência não são muito grandes. Em termos de cadeia alimentar, ele está na base da cadeia alimentar.

Mas este camundongo quer sobreviver. Ele não pode mudar a mente do falcão. Não pode transformar o falcão em vegetariano. Não pode mudar a natureza da grama. Não pode mudar a natureza das rochas, não pode mudar a natureza da fauna de onde está, nem da flora. Mas pode fazer uma coisa. E é o que faz.

Ele pode garantir que as trilhas para sua toca sejam mantidas limpas. Assim, onde quer que ele esteja, buscando alimento, caso surja uma emergência e ele tenha de voltar a sua toca, não haverá obstáculo. Ele criou pequenas trilhas. E ele corre. Quando o perigo se manifesta, ele corre, corre e corre. E quer saber? Contra todas as expectativas, ele sobrevive. Por quê? Porque tem uma pequena vantagem: não tropeçar num galhinho, numa pedrinha - saber qual trilha tem que pegar para voltar para sua toca garante que ele sobreviva a qualquer inimigo que procure por ele todos os dias. Porque o falcão sai atrás de comida todo santo dia.

Então, em sua vida, você é o camundongo, não o falcão. Sua estratégia na vida tem que ser aquela que dá certo. Você tem uma estratégia? O falcão está lá. O que é o falcão? O falcão é o tempo. E está à sua procura. Vai acontecer.

Sua estratégia tem que ser cristalina, pois o tempo jamais espera. Você não pode controlar o tempo, não pode retardá-lo nem acelerá-lo. Só o que pode fazer é decidir o que pode fazer nesse tempo. E só. Se o desperdiçar, ele te pegou. Aquele tanto de tempo passou. Quer preservá-lo? Então, encontre a alegria?

Você já encontrou a alegria?

Prem Rawat

www.wopg.org     www.palavrasdepaz.org.br

Photo: John Kay / CC BY-NC-ND 2.0

Read more: http://www.innerlink.tv/#ixzz0j5i6vrp6
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives