domingo, 18 de novembro de 2012

Fonte da Paz

É um dia especial na prisão de segurança máxima de Zonderwater. Quando os voluntários do Programa de Educação para Paz (PEP) voluntários chegam ao portão, o segurança diz que eles provavelmente não terão alunos hoje. Por que não? Porque o Moroka Swallows, um dos principais times de futebol da África do Sul está fazendo uma visita, e os presos estão assistindo o jogo no campo.

Então você pode imaginar a surpresa dos voluntários quando chegaram para a aula e encontraram quase todos os alunos PEP esperando ansiosamente a sessão começar.

Algo notável está acontecendo na pequena cidade de Cullinan, perto de Pretória, África do Sul. Reclusos da prisão Zonderwater transformaram suas vidas e estão ajudando outros detentos a transformarem as deles.

Nos últimos quatro anos, uma equipe de voluntários tem vindo apresentar o PEP para grupos de internos. Alguns estão cumprindo longas sentenças e outros, sentenças mais curtas. Um total de 550 detentos completaram os cursos do PEP.

Muziwenduda, que acaba de concluir o curso mais recente, diz: "Eu sou grato pelas lições aprendidas de Prem Rawat. Eu agora tenho que parar de pensar que posso encontrar a paz em conferências, organismos mundiais, governos, mas devo olhar profundamente dentro de mim todos os dias para encontrá-la. Tudo que eu preciso fazer agora é ficar na 'Fonte da Paz’ e experimentar a beleza da realização."

Jabu, outro recém-formado, diz: "Quando Prem Rawat estava falando sobre perdão, contentamento e paciência, eu me senti muito desafiado. Eu costumava ser impaciente, implacável e insatisfeito com a minha vida - nem mesmo era capaz de dizer obrigado para o sopro da vida. As mensagens de Prem Rawat mudaram a minha vida. Eu me sinto bem e pleno, a vida é agora apreciada e agradável para mim ".

Vários dos graduados de cursos anteriores estão agora ajudando a executar as sessões. Atualmente cinco deles trabalham em conjunto para buscar as TVs nos armários trancados, colocando-as na sala de reuniões, fornecem listas de quem pretende participar de cada curso, e mantêm o controle dos participantes. Eles também se certificam de que os participantes possam sair de suas celas trancadas para a sala de reunião, arrumar as bebidas, e servi-las.

Dumisane gosta de fazer o que faz: "Tem sido um prazer para mim trabalhar com os facilitadores ajudando os internos a participar dos cursos. Isso tem me ajudado a ser competente ao lidar com as diferentes personalidades dos presos".

Benjamin tem ajudado no PEP há muitos anos. "Trabalhar com nossos facilitadores nos deu a habilidade de nos comunicar com os nossos companheiros de prisão, o que era algo que não se podia fazer antes", diz ele. "Por causa do que eles nos ensinaram, nós expandimos o número de presos que passam por este curso."

Mark acredita que as aulas do PEP poderão ter um efeito de longo alcance sobre a vida na prisão. "Há uma nova suavidade e paz nas pessoas que concluem o programa", diz ele. "Isso também afeta aqueles que entram em contato com eles, resultando em um ambiente com menos estresse e agressividade. Estes cursos mudariam radicalmente o ambiente aqui na prisão se a maioria dos detentos pudesse participar."

Talvez seja essa valorização do curso PEP que explica porque, nesse dia especial, tantos presos tenham optado por participar do curso, em vez de assistir às estrelas do futebol.





Últimas notícias: o curso de PEP vai começar no próximo ano, na segunda prisão na África do Sul - Pollsmoor Prisão de Segurança Máxima na Cidade do Cabo.





www.tprf.org

Reclusos, autoridades carcerárias e acadêmicos aplaudem o Programa de Educação para a Paz

San Antonio, Texas : Um Programa de Educação para a Paz (PEP), com base na mensagem de paz de Prem Rawat e patrocinado pela Fundação Prem Rawat (TPRF), tem sido uma das aulas mais populares na Cadeia Estadual Fabian Dale Dominguez em San Antonio. Autoridades carcerárias têm relatado um impacto positivo sobre os mais de 1.000 detentos que participaram do programa desde que começou em 2007, além de uma redução acentuada na reincidência.


O sucesso do programa em San Antonio atraiu recentemente a atenção do Departamento de Justiça Criminal da Universidade do Texas, em San Antonio (UTSA), onde uma atenção especial está sendo dada para resolver o problema dos repetidos reencarceramentos de detentos libertados.

Na semana passada, Prem Rawat passou dois dias em San Antonio, primeiro falou com o grupo PEP na prisão em 25 de janeiro e no dia seguinte em um evento chamado Paz Interior, organizado pelo Departamento de Justiça Criminal UTSA. Falando aos detentos que haviam escrito para ele sobre como apreciaram o que tinham descoberto por si mesmos através das aulas do PEP, o Sr. Rawat disse: "Você nunca deve desistir de si mesmo. E isso é a única coisa que vai lhe permitir se transformar e ressurgir como a Fênix das cinzas.

Depois de sua palestra, Prem Rawat respondeu a perguntas e expressões de nove dos internos.

Prem Rawat foi o orador principal no Evento Paz Interior no UTSA para professores, estudantes e representantes de grupos locais com interesse em justiça criminal. Membro da mesa, o Dr. Michael Gilbert, especialista no novo campo da justiça restaurativa, disse do programa PEP: "Achamos que algo muito positivo está acontecendo aqui. Os detentos parecem encontrar clareza. Eles parecem encontrar compreensão de si próprios e um senso de paz interior, tudo o que é necessário para quebrar os ciclos destrutivos e padrões de comportamento que os levaram uma e outra vez para a prisão ".

Em seu discurso, Prem Rawat falou de como se sentia honrado por ter sido convidado pelos presos na Cadeia Dominguez para falar com eles e de como se sente motivado por seus comentários. Perguntado por um estudante UTSA que conselho ele deu para os presos, ele respondeu: "Não esquecer de si mesmo, porque ao passo que sua liberdade pode ser tirada, sua humanidade ninguém pode tirar deles. Eles precisam fazer com que a humanidade prospere em suas vidas, certificar-se de que estejam crescendo. "

No final do evento, o deputado estadual Joaquim Castro premiou o Sr. Rawat com o título de prefeito honorário de San Antonio, em reconhecimento ao seu trabalho com os presos da cadeia de Dominguez e seu trabalho contínuo em ajudar toda a humanidade.

Os Programas de Educação para a Paz patrocinados pela TPRF estão ocorrendo em 25 prisões em 10 países com mais de 3.000 detentos participando a cada mês, e há uma demanda crescente para o programa internacionalmente.

Mônica, a irmã de Lisandro Martinez, um ex-detento na Cadeia Estadual Dominguez (abaixo), que participou do PEP, aperta a mão de Prem Rawat agradecendo em nome de seu irmão. (Visão expandida de uma das fotos acima)

www.tprf;org