sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Rodrigo d'Orey - Love Came All the Way (Music Video)

Explicações


Quando se vive no mundo as explicações, o que a gente ouve? Mais explicações. Mas eu lhes digo que mais explicações não é aquilo de que você precisa. Você precisa de água de verdade para saciar a sede, não de explicações sobre a água. Precisa de alimento de verdade para saciar a fome. De outro modo, continuará com fome. Saciar a fome não tem a ver com explicações, nem com idéias, nem com estar perto da comida. Se fosse assim, as pessoas famintas observariam o movimento do restaurante e ficariam satisfeitas só com isso.


Se isso não funciona com comida, por que haveria de funcionar com o mundo interior? A fome de paz seria uma ilusão? Ou algo real? A fome de contentamento seria uma ilusão? Ou coisa real? Boa pergunta. E a resposta é: Não é ilusão! Toca cada ser humano na face da Terra, e tem sido um tema de interesse desde tempos imemoriais. O que as pessoas fizeram foi aprender a evitar essa questão;não resolvê-la, mas evitá-la.

Digo a quem me ouvir que não é preciso evitá-la. A paz é real. a alegria é real, o contentamento é real, e há um modo de obter tudo isso. Eu sei, já venho falando disso há muito tempo. Não vá atrás das minhas palavras. Descubra você mesmo.

Alguém me disse:"É uma pessoa muito independente." Respondi: "É dependente de ser independente." Todos gostaríamos de ser "independentes" porque dependemos de ser independentes. Mais uma explicação.

Estamos nos afogando em nossas próprias explicações. Por que temos tantas explicações? Você não sabe explicar. Quem sabe? Todos têm uma explicação. Por que há gente morrendo? Há explicações. Por que há gente com fome neste mundo? Há explicações. Mas por que há tantas explicações para essas coisas? Ninguém sabe.

Sinta-se em casa com a paz, não com a confusão. Sinta-se em casa com o sentimento, não com as explicações. Sinta-se em casa com seu verdadeiro eu.

Se você quer ser independente, então seja independente da confusão. Seja independente da dúvida. Seja independente de tudo o que não é seu. E sinta. Sinta a realidade em sua magnificência. Não por medo. Por que o medo também não é coisa sua. Você foi feito para ter alegria. É isso o que tem a ver com este vaso, o corpo humano. É para isso que ele foi feito. Não para outras coisas.

Cabe a você escolher quem você ouve. A escolha é sempre sua. Você pode ouvir a voz interior que diz "Está tudo errado". Ou pode ouvir a voz que diz "Seja livre. Tenha clareza. Aprecie a vida."

Muita gente vai lhe dizer que você não tem escolha. Eu sei que você tem escolha. Sempre que ouvir as duas vozes você pode escolher a qual delas dar ouvidos. Não vai conseguir deixar de ouvi-las. Mas cabe a você escolher em qual delas prestar atenção. Saiba. Entenda. Sinta-se pleno. Sempre. Sem desculpas. Sem explicações. Sinta-se pleno todos os dias.

Quando falo, as pessoas dizem: "Nunca tinha ouvido essa explicação!" E eu respondo: "Não é uma explicação. Estou oferecendo a coisa em si." Sinta-a. Sinta essa paz em sua vida. Essa é a verdadeira coisa. O entrevistador da revista me perguntou: "Então você vive por aí mostrando às pessoas fotografias de fontes? Respondi: "Não, faço com que a sede delas seja saciada. Essa é a possibilidade que ofereço."

Prem Rawat


Aquarela de Sonia Madruga

Informações
http://www.wopg.org/
http://www.palavrasdepaz.org.br/

Publicado
http://palavrasdepaz.ning.com/
http://contatonewsdapaz.blogspot.com/

Lar Doce Lar

Nesta vida, há tanto para entender, tanto para aprender. Existem tantas coisas pelas quais nos avaliamos – quer seja a idade, as realizações, coisas que foram feitas, ou não. Mas esse não é o propósito desta vida.

Coisas acontecem. Pessoas partem, e outras chegam. É como a analogia de um lar. Todos conhecemos um lar: “Lar, doce lar”, “Bem-vindo ao lar”: Mas o que é um lar? Lar é um lugar onde coisas maravilhosas acontecem. E também onde coisas horríveis acontecem.

Se você tiver sorte, você vai dar sua última respiração no lar. Tomara que ali você tenha cultivado um ambiente feliz de prosperidade, que não esteja inundado de problemas. Que seja um lugar verdadeiramente confortável – não só fisicamente, mas um bem-estar mental e o conforto de saber que você está em sua casa.

E a única forma de transformar um lugar num lar é se você trabalhar para isso. Não é só a disposição das portas. Tenho visto felicidade, conforto e alegria em cabanas de pau-a-pique, com telhados de palha e uma pequena porta que não fecha, mas as pessoas que vivem ali estão à vontade.

Por que estou falando sobre lar? Esta existência é seu lar. E é seu dever tornar esse lar tão confortável, pacífico e belo quanto possível. Porque nesse lar se obtém a verdadeira proteção. Boas coisas acontecem, assim como coisas ruins. Você tem que se certificar de que coisas boas aconteçam ali, estimular isso, e descobrir a verdadeira alegria que esse lar pode oferecer.

Esse lar que é seu – não haverá nada igual a ele outra vez. Sei que é difícil acreditar que lhe será concedido somente 15 minutos ou mais na fase mais magnífica da vida. As cortinas não irão se fechar, mas você será convidado a sair, e outra pessoa virá. E haverá outra e mais outra. Para muita gente, é extremamente difícil acreditar nisso.

Aceite o que lhe foi dado. A simples aceitação já seria um milagre – simplesmente por aceitar minha existência, algo notável poderia acontecer? Sim. Isso é o óbvio. Aceite essa respiração que lhe está sendo dada. Ouça seu coração e veja e sinta o desejo de estar contente, alegre, de tornar esse lar tão lindo quanto puder. Você terá que trabalhar para isso. O lixo tem que ser jogado fora. Comece se livrando, e não acumulando lixo, pois, caso contrário, você vai continuar jogando fora o lixo e trazendo-o de volta. É isso o que todos nós fazemos.

Esse lar é tão frágil. No entanto, é o lugar que vai te proteger das tempestades. É tão delicado, ainda assim tão forte que é quase inacreditável. Talvez você pense que tudo que precisa fazer é decorá-lo para fazê-lo parecer bom. Tudo bem decorar, mas primeiro certifique-se de que é um lar feliz. Quando encontrar seu lar interior, você vai compreender que pode viver sem uma porção de coisas. Quero que seu lar seja o melhor para você, e que ali você realmente se sinta em casa. Você está aqui por causa da bênção da respiração que chega e sai de você. Que esplêndido é isso. Essa é a essência. E então ser capaz de sentir, de ir para dentro. E deixar que esse lar seja maravilhoso.

Prem Rawat

Aquarela de Sonia Madruga

Informações

Publicado