sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Simples Realidade

Quando éramos bem jovens, queríamos nos sentir bem, ser felizes e amar. Mas não tínhamos palavra alguma para essas coisas. Depois de crescidos, adquirimos as palavras. Agora podemos dizer "Paz, entendimento, satisfação," mas perdemos o sentimento.

Falo sobre o sentimento, não sobre as palavras. O que falo tem a ver com sua sede, sua necessidade de paz na vida. Aquilo que você procura já está dentro de você - não é algo que você precise obter ou criar. Não é algo que você precise se esforçar continuamente para ter nem fazer um regime para conseguir. Não é algo que exija longas horas de seminário, fazer anotações e ficar imaginando o que seja.

Racionalizamos a respeito do que é a vida. Racionalizamos o que é bom, o que é mau. Racionalizamos o que é certo, o que é errado. Mas sacrificamos uma das coisas mais importantes que temos: a capacidade de sentir.

Em nossas racionalizações, a palavra paz passou a significar algo que é possível ou impossível. Amor passou a significar algo que tenho ou não tenho. A razão é necessária quando não se tem o sentimento. Quando se tem o sentimento, não importa o nome que se dê a ele. Quando amamos não precisamos perguntar: "Estou amando?" Quando temos fome, não precisamos perguntar: "Tenho fome?" Nós sabemos quando temos fome, quando temos sede. Não deveria o sentimento de paz ser tão natural quanto a fome e a sede?

A vida acontece por si só—não é apenas o que nela acontece. Há essa coisa chamada existência que fervilha, revira, remexe e se manifesta. Ela traz uma alegria incomparável, uma tranqüilidade inesgotável, uma paz absoluta, uma clareza singular—nenhuma dúvida, nenhuma confusão. Isso se produz a cada vez que a respiração vem.

Tudo isso está acontecendo. É possível tomar uma xícara de chá e dizer: "Que chato! Nada acontece. Dia parado." Mas se você souber ver, verá que não é tão parado. Mesmo nessa quietude, há o som do seu ser. Mesmo nessa imobilidade, algo se mexe. E se mexe por causa da alegria, da realidade. É a generosidade da vida.

A paz é um sentimento que já está dentro de você. Você existe. Sua existência é a nota musical que soa. Buscar o sucesso quando já se é muito bem-sucedido? Procurar pelo amor que já habita seu coração? Procurar a paz que já mora em seu coração? Procurar pelo contentamento quando você já tem mais do que poderia imaginar?...

A sede que existe em seu coração pode ser saciada - sempre, sempre, sempre. O pianista não aprende a tocar piano para deixar de tocar. O cozinheiro não aprende a cozinhar para deixar de cozinhar. Você não aprendeu a andar de bicicleta para deixar de andar. Você continuou pedalando diariamente com muita alegria.

Todos os dias, você precisa de alimento quando tem fome; de água, quando tem sede. Quando isso acontece, a cada vez, deixe acontecer. Em sua vida, seja sincero com esse sentimento, sincero com essa sede, e sacie-se. Você deve isso a si mesmo.

Prem Rawat


http://www.wopg.org/ http://www.palavrasdepaz.org.br/



Leia um trecho da palestra, veja o press release, as fotos e faça o download da versão em ingles impressa - http://tprf.org/newsletter/v1_i34/story_1.htm