quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Estreia online e na TV- "Preciosa abundância"

Você já pode assistir gratuitamente a estréia do programa Palavras de Paz clicando neste link: Preciosa abundância

O programa tem tradução com legendas para português.

Informações http://www.palavrasdepaz.org.br/

Onde está a liberdade?

Minha mensagem não é a respeito do que você poderia fazer neste mundo. Não é sobre seu vizinho, nem sobre política mundial, nem economia. Minha mensagem é sobre você. Somente você. Neste mundo, você foi esquecido. Você se esqueceu. Viajo pelo mundo para fazer as pessoas se lembrarem de si mesmas—delas, a quem foi dada a oportunidade de viver.

O que precisamos em nossas vidas é entender o que nos foi dado. Julgamos nossas vidas pela quantidade de problemas que temos, e rezamos "Resolva nossos problemas". Nunca agradecemos aquilo que nos foi dado. Se entendêssemos o que nos foi dado, entenderíamos que nossos problemas são triviais. Eles vêm e vão. Eles vêm como moscas, e tudo o que precisamos fazer é deixá-los ir embora. Mas não entendemos isso e lutamos. Lutamos para nos livrar.

Não preciso lutar para reconhecer minha liberdade. Dentro de mim—dentro de você—há uma luz tão brilhante que nunca mais você terá que ficar no escuro. E a majestade que há dentro de você é imutável.

Onde está a liberdade? A liberdade está dentro de você. Onde está a alegria? A alegria está dentro de você. As pessoas querem cultivar árvores de alegria, cultivar lembranças para que possam ter alegria. Mas a alegria é um frescor de cada dia, como uma fonte cristalina que brota das profundezas do ser humano. Você é poço. E desse poço vem a água da clareza. A clareza, a alegria, a simplicidade são belos anjos que habitam dentro de você. São seus companheiros, mas você não sabe disso.

Você nunca foi apresentado à clareza que há dentro de você, à simplicidade que há dentro de você, a essa beleza que há dentro de você. Quando você for, a jornada da vida começa, não termina. Você compreende que não precisa ficar confuso. Compreende que não precisa do sofrimento. Compreende que não precisa da dúvida.

Há um plano aí. E nesse plano, você está presente. A vida está acontecendo. Um dia, não estará mais. Seus problemas terminarão. Ninguém mais vai incomodar você. Você não estará presente para ser incomodado. As pessoas dirão coisas boas a seu respeito—finalmente. Mas você não poderá ouvir. Nesse dia, você não terá tios, nem tias, nem irmãos. Tudo terá ido embora.

Quando as pessoas ouvem isso, ficam preocupadas, mas as sábias começam a ver quão preciosa é a oportunidade de estar vivo. Você não deveria se preocupar, deveria agradecer por ter esta vida.

O contentamento interior existe. Nunca vai embora. Tudo o que você precisa fazer é voltar-se para dentro.

Nesta vida, não é preciso andar a esmo. Não é preciso andar por aí em estado de confusão. Não é preciso se perguntar "De onde eu vim? Aonde vou? O que estou fazendo aqui?" O querer saber deveria se transformar em saber Você deveria saber. Saiba onde você está. Saiba o que lhe foi dado. Saiba a verdade a seu respeito.

Não estou aqui para mudar sua religião. Siga a religião que preferir. Não estou aqui para lhe ensinar outras coisas. Não estou aqui para lhe ensinar como tentar voar. Estou aqui para ensinar você a reconhecer seu verdadeiro eu. Só isso.

Prem Rawat

Alimento para os mais necessitados do mundo.

Pela Fundação Prem Rawat.

Quinta-feira, 28 de outubro de 2010.

Níger, um país seco, sem acesso ao mar, localizado a Oeste do deserto Africano, é qualificado pelas Nações Unidas como o mais pobre do mundo, e entre suas tribos nômades mais assoladas pela miséria estão os tuaregues e os wodaabe, da região Agasez.

Essas tribos, cuja sobrevivência, por gerações, dependeram dos seus rebanhos de cabras, ovelhas e camelos, não recebem qualquer assistência do governo ou de ONGs.

Atualmente a desertificação crescente, a seca e a instabilidade política, ameaçam sua sobrevivência.

A TPRF fez uma doação de US $ 30.000 para a organização “Chuva para o Sahel e o Saara” (RAIN), uma das poucas organizações que está a ajudando aos nômades a manterem-se por si mesmos. Sediada em New Hampshire, mas administrada em grande parte por nigerianos, a RAIN está ajudando essa minoria sem representatividade para superar a fome crônica e as doenças daí decorrentes e a elevada taxa de mortalidade. A doação feita pela TPRF financiará três refeições por dia para 135 crianças da escola por, um ano. A RAIN utilizará também parte dos fundos para comprar comida para alimentar os animais, que serão vendidos a preço de custo para os 50.000 pastores da região.

Para os nômades do Níger a fome é um inimigo constante. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais da metade das crianças do país sofrem de desnutrição crônica e 12% sofrem de desnutrição aguda. Metade das que conseguem se salvar é raquítica e 44% estão abaixo do peso.

A capacidade das escolas locais para fornecer alimentos para os alunos é fundamental, é a razão pela qual os pais enviam seus filhos à escola, em vez de levá-los com eles quando viajam. Já que se afastam cada vez mais das suas áreas de pastoreio tradicional, em um esforço para manter o rebanho vivo. "Se não há comida nas escolas, não haverá alunos", diz Bess Palmisciano, diretora-executiva da RAIN. "Dar alimento para estes alunos, assim como nutrição, dá a eles uma chance de obter uma educação. Os pais enviam seus filhos à escola em vez de ficarem em casa para ajudar, sabendo que as crianças vão ter o que comer."

Com a compra de alimentos para animais antes que os preços subam pela demanda, a RAIN está ajudando às tribos nigerianas tradicionais a manterem seus animais vivos, o que garante um importante avanço na questão alimentar e, em última instância, a auto-suficiência sem ter de sacrificar o seu estilo de vida tradicional.

http://www.tprf.org/

Palavras de Paz participa do 12º encontro do Núcleo de Proteção, Ação e Humanização pela Paz

Palavras de Paz participou hoje, 05 de novembro de 2010, do 12º encontro do Núcleo de Proteção, Ação e Humanização pela Paz, na sala de Supervisão Técnica da Capela do Socorro – Subprefeitura de Capela do Socorro, São Paulo. Foi mais uma das reuniões mensais para avaliação, troca de experiências de trabalho e reciclagem profissional. O grupo é constituído por ONGs parceiras da Prefeitura de São Paulo no combate à violência, na assistência à saúde, à preservação do meio ambiente e à promoção de uma vida mais saudável. O bairro fica na zona sul da cidade, bem distante do centro.

Das 9h às 11h30, mostramos dois vídeos de Marahaji, com um pequeno intervalo entre eles para um lanche. Havia por volta de 20 pessoas, moços e moças, assistentes sociais e agentes comunitários. Depois de breve apresentação, ouviram em silêncio as palavras do Mestre, que envolveram o ambiente numa atmosfera de comunhão, sensibilidade e acolhimento. Aos poucos, foi adensando aquele silêncio conhecido, cheio de paz, compaixão e amor. No final, em círculo, fizeram uma rápida prática de sensibilização (Ana e eu participamos) e ainda de pé e em círculo comentaram o evento. Uma jovem avaliou. "Foi muito bonito, a gente vem aqui a cada mês dividir as ansiedades e aflições de nosso trabalho. Hoje viemos experimentar paz, paz em nós. Deveriamos ter mais disso." Outro jovem disse: “A gente tem procurado lutar pela paz fora, sempre fora, achei bonito ele (Maharaji) falar dessa paz dentro. A gente nunca pensa nisso: na paz dentro.” Outra: “Esse encontro foi para nós: vamos pensar mais nessa paz dentro de nós, vamos buscar isso também. Temos vivido muito a ansiedade da comunidade.”

Ana e eu distribuímos impressos, onde constam os endereços dos sites, e deixamos com o pessoal cartões com horários da TV, além de meu nome e telefone para novos pedidos de eventos como esse, no mesmo local ou no local onde os participantes desejarem.

Para mim, foi extremamente emocionante. É um milagre sentir junto com um grupo de pessoas o ar virar amor, paz e compaixão, enquanto se houve Mestre. Obrigada, Maharaji, por mais esta oportunidade.

Agradeço à equipe de Materiais (Suzana e Silvana) por proporcionarem vídeos e impressos para este evento (meio grátis, meio a preço de custo).

O contato com essa ONG deu-se na Mostra Fiesp/Ciesp de Responsabilidade Socioambiental, neste ano de 2010.

Abraço a todos,

Bárbara e Ana Guimarães

Palavras de Paz participa de treinamento nas Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.



Palavras de paz é apresentado em empresa sócio-responsável para melhoria da qualidade de vida dos funcionários.  A primeira exibição foi um sucesso e aconteceu esse mês em Florianópolis durante um curso de prevenção de acidentes.   Com muita satisfação, cerca de 40 funcionarios da empresa assistiram a dois programas Palavras de Paz

A Beleza / The Beauty

A beleza com que você foi presenteado ultrapassa qualquer imaginação. É desta vida que eu estou falando: a vida na qual há um desfrute autêntico, sem protocolo.
Alguém lhe pergunta: "Como vai?" E você responde: "Estou bem, obrigado, e você?”. Alguém começa isso e você diz “Estou bem, obrigado, e você?”. “E você?”
Esta bem? O que é estar bem? Quando você começa a entender o valor de cada respiração, você começa a entender o que significa estar bem. “Estou bem. Estou vivo. Eu existo. Recebi esse presente.”


The beauty that you have been gifted surpasses any imagination anyone could ever have. That’s the life I am talking about: the life where there is an enjoyment in earnest, not protocol.
Somebody asks you, “How are you?” And you say, “I’m fine. Thank you. And yourself?” Somebody triggers it. One person triggers it and you say, “Fine. Thank you. And how about yourself?” “And you?”
Fine? What is fine? When you begin to understand the value of each breath, then you begin to understand what fine is all about. “Fine. I am alive, me. I exist. I have been given a gift.”

Prem Rawat


http://www.wopg.org/
http://www.innerlink.tv/
http://www.palavrasdepaz.org.br/
htp://contatonewsdapaz.blogspot.com/
http://palavrasdepaz.ning.com/


Aquarela de Sonia Madruga