domingo, 21 de novembro de 2010

A paz é possivel


Há a história de um homem que adorava papagaios e queria criar alguns especiais. Então ele comprou três ovos de papagaio e, à medida que as aves cresciam, ele lhes ensinava música, física e fórmulas matemáticas. Quando ficaram mais velhos, os papagaios eram capazes de recitar fórmulas e palrear perfeitamente as sinfonias de Beethoven. Certo dia, porém, o homem morreu, e alguém pôs os papagaios numa árvore do lado de fora de casa. Eles então percorreram os galhos, examinando o novo lar.

A certa altura, eles viram um novo papagaio e lhe disseram: "Sabemos tudo. Sabemos recitar tal fórumula e tal fórmula." O outro papagaio viu um gato se aproximando e perguntou: "Vocês sabem voar?" "Claro que sabemos voar. Quando se cria pressão abaixo da asa e há baixa pressão acima, podemos voar." O papagaio novo retrucou: "Não, não é a fórmula - vocês realmente sabem voar? " "Mas sabemos tanta coisa, que diferença pode haver?" "A única coisa que vocês não sabem é aquilo que vocês realmente precisam saber, e por não saberem, tudo o que vocês sabem não lhes servirá para nada."

Qual é o significado dessa história? O significado é que realizamos muitas coisas neste mundo, mas se não tivermos realizado aquilo que é fundamental para nós, nada disso vai nos ajudar.

As pessoas clamam por paz. A paz não é um luxo. É tão importante quanto respirar, comer, abrigar-se, porque é a necessidade fundamental de todo coração na face da Terra. Não é um conceito novo. Desde que há guerras no mundo, tem havido uma voz que clama constantemente pela paz. A verdadeira paz, a paz real—uma paz que seja sentida por cada indivíduo.

A paz é nosso alicerce, mas não descobrimos isso. Temos tecnologia para ir para a lua, mas não exploramos o eu interior. É aí que você encontrará a paz. É aí que você encontrará a realidade que está com você aonde quer que você vá.

A paz começa com cada indivíduo e com o reconhecimento deste coração, desta vida, desta existência. Sempre soubemos disso. Já é hora de parar de nos escondermos da realidade e de abrirmos a porta para que todos satisfaçam seu desejo fundamental de paz. É a nossa vez.

Lembrem-se de uma coisa: se os humanos podem começar guerras, podem certamente fazer a paz. Não há nenhum "eles" para nos trazer a paz. A paz não virá num pacote nem numa caixa. A paz não vai cair do céu sob a forma de chuva. A possibilidade da paz já foi dada a todo ser humano na Terra.

Precisamos descobri-la—descobrir dentro de nós a necessidade de paz—e depois criar um ambiente em que as pessoas possam ser livres para sentir essa paz em suas vidas.

A paz começa com cada um de nós. Uma jornada de mil milhas começa com o primeiro passo. Será um passo de cada vez, e esse passo começa com você. Se você é capaz de dar esse primeiro passo em sua vida, é capaz de completar a jornada de mil milhas. Sim, a paz é possível.

Prem Rawat

http://www.wopg.org/   http://www.palavrasdepaz.org.br/