quinta-feira, 25 de março de 2010

COMIDA PARA AS PESSOAS


Um programa de inovação e esperança

Que benefícios a TPRF (Fundação Prem Rawat) oferece aos integrantes do programa “Comida para as Pessoas”?

OBJETIVOS DO PROGRAMA “COMIDA PARA AS PESSOAS”

∙ Fornecer refeições nutritivas a partir de receitas tradicionais locais;
∙ Fornecer água seguramente potável;
∙ Envolver os anciões das aldeias na realização dos programas;
∙ Melhorar a saúde das crianças e dos adultos;
∙ Permitir que mais crianças possam frequentar a escola;
∙ Educar a comunidade para assumir hábitos de higiene e prevenir doenças;
∙ Preparar as crianças para um futuro melhor;
∙ Oferecer às crianças uma visão mais ampla do mundo para que possam interagir com ele e estender os seus conhecimentos para além de seus vilarejos;
∙ Ajudar a quebrar o ciclo de pobreza;
∙ Respeitar a dignidade dos beneficiários do programa;
∙ Melhor a economia local;
∙ Fornecer um centro para atividades necessárias à comunidade.

Como Posso Ajudar?

O patrocínio de cada indivíduo do mundo todo tornará esse programa viável: assim será possível fornecer alimentos às pessoas necessitadas. Sua ajuda pode fazer a diferença para uma criança, uma cidade, ou uma comunidade.

História do programa “Comida para as Pessoas

Como Tudo Começou?

O programa “Comida para as Pessoas” (FFP – Food For People) nasceu vários anos atrás por iniciativa de Prem Rawat, quando ele realizava uma turnê no nordeste da Índia e parou na região de Bantoli, onde pôde observar crianças subnutridas que brincavam nas proximidades. Percebeu então que a maioria dos moradores locais era descendente de tribos originárias da Índia e que a comunidade encontrava-se em uma luta perpétua pela sobrevivência. As crianças estavam tão famintas que comiam minhocas e até pedaços de comida tirados de ninhos de ratos.
Muitos adultos, bastante fracos e mal nutridos, não podiam mais sustentar suas famílias e as crianças abandonavam frequentemente a escola para trabalhar em troca de comida. Como resultado, o índice de alfabetização dessas áreas era inferior a 10%, agravando ainda mais o ciclo inexorável de pobreza.

Uma Visão Inovadora

A fim de ajudar, Prem Rawat sugeriu um programa chamado “Comida para as Pessoas”. Esse programa tem como fundamento o respeito à dignidade das pessoas assistidas, dando a elas esperança de um futuro melhor.
Trabalhando em parceria com os anciões dos vilarejos e com a Fundação Premsagar — uma organização indiana sem fins lucrativos — a TFPR ajudou a financiar a compra de terrenos e de materiais para a construção do primeiro refeitório, que viria a favorecer muito a vida da população. Foi inaugurado em 23 de março de 2006.
Desde o dia de sua abertura, o programa “Comida para as Pessoas” oferece diariamente refeições quentes a crianças e adultos carentes que vivem nas cidades vizinhas dessa região. A cozinha serve a cada ano mais de 120.000 refeições feitas a partir de receitas tradicionais locais, numa média mensal de 8000 refeições para crianças e 2500 refeições para adultos.

A Infraestrutura

As construções, projetadas com a ajuda de profissionais qualificados e a contribuição dos anciões das aldeias, ocuparam 10.000 metros quadrados, proporcionando trabalho efetivo à mão de obra local.
Essa possibilidade incrível inclui:
∙ Um poço de água fresca para atender à população;
∙ Uma cozinha grande;
∙ Uma área independente para preparação de alimentos;
∙ Uma área seca para armazenamento dos alimentos;
∙ Uma área de jantar espaçosa;
∙ Uma TV grande para exibição de programas educacionais;
∙ Água limpa para lavar as mãos;
∙ Instalações modernas nos banheiros;
∙ Legumes frescos cultivados, com a ajuda de alguns aldeões, em terras do programa “Comida para as Pessoas”.
Os aldeões estão aprendendo técnicas agrícolas mais eficientes. Sempre que possível, aquilo que não se pode cultivar compra-se nas redondezas, dando assim um impulso à economia regional.
A cozinha também emprega trabalhadores locais para preparar as refeições. Eles recebem treinamento em saneamento básico e higiene, bem como nas habilidades para a confecção dos alimentos.
A maioria dos moradores nunca tinha usado um banheiro moderno, nem costumava lavar as mãos antes das refeições, ou após usar o banheiro. Eram hábitos considerados incomuns. No entanto, como resultado, a incidência de doenças na região caiu drasticamente e os aldeões passaram a entender a importância de uma boa higiene.

Educação

A rotina diária da FFP para fornecimento de alimentos às pessoas encoraja e promove a assiduidade escolar; também oferece creche às crianças enquanto os pais saem de manhã para o trabalho. As crianças que participam do programa “Comida para as Pessoas” tornaram-se amigas de crianças de outros vilarejos com as quais vão juntas para a escola.
Os professores comentam que as crianças estão mais atentas e muito mais concentradas desde que passaram a receber ajuda alimentar da FFP. Antes aparentavam cansaço e estavam debilitadas por causa da desnutrição, mas agora estão repletas de vivacidade e mais sociáveis. São mais afetuosas e felizes. Uma delas que tinha chegado muda, porque perdera a mãe, voltou a falar e a cantar.
A maioria das crianças mais novas chegava para assistir aos programas educacionais na TV, o que para muitas delas era uma novidade, já que não há energia elétrica onde vivem. Tais programas mostraram pessoas, lugares e animais que elas nunca tinham imaginado. Um mundo impressionante, além dos limites do vilarejo, é agora potencialmente alcançável para essa população.

O RESULTADO

Depois de três anos, o programa “Comida para as Pessoas”, de Bantoli, atingiu os seguintes resultados:
∙ A incidência das carências detectadas foi reduzida substancialmente;
∙ Os participantes se tornaram mais saudáveis e ganharam peso.
∙ Agora existe um programa escolar regular perto dessas crianças; elas ganharam autoestima e estarão mais capacitadas a encontrar melhores empregos quando crescerem.
∙ Os adultos que se sentiam fragilizados para trabalhar estão mais fortalecidos, puderam retornar às suas atividades profissionais e sustentar suas famílias;
∙ Há nas cidades mais esperança em relação ao futuro das crianças e ao das próximas gerações.

Novo Programa “Comida para as Pessoas”, agora no Nepal

Em abril de 2009, o segundo programa “Comida para as Pessoas” abriu suas as portas no Nepal.
O que os integrantes do programa “Comida para as Pessoas” disseram?
∙ Os pais das crianças que estão no programa fizeram comentários muito inspiradores sobre o programa.
O que virá na sequência do programa “Comida para as Pessoas”?
∙ A continuidade do programa por mais cinco anos. Nós estamos planejando inaugurar mais dois locais de “Comida para as Pessoas” em 2012.
O levantamento de fundos está apenas começando para a abertura de novos locais. Manteremos vocês informados.

Assista ao video - “A Spark of Hope”

The Food For People initiative of The Prem Rawat Foundation
http://www.tprf.org/humanitarian/food-for-people.htm