sábado, 20 de abril de 2013

Programa com a cultura de paz aos presos e centros civicos em São Paulo



Programa Educação para a Paz (Peace Education Program – PEP) tem ajudado muitas pessoas a descobrirem, desenvolverem a paz e a aplicar esses conceitos à vida cotidiana. Idealizado pela Fundação TPRF (The Prem Rawat Foundation), esse programa é desenvolvido em São Paulo através do apoio de voluntários de Palavras de Paz desde 2009.

O projeto é uma proposta inovadora que conta com a ajuda de voluntários treinados que levam a cultura da paz para casas de detenção, grupos comunitários, jovens estudantes, estudantes de cursos de educação de adultos, jovens em situação de risco, profissionais da área de saúde e enfermos, centros comunitários, pessoas em liberdade condicional, comunidades de aposentados e lar de idosos e veteranos de guerra, em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

O objetivo é ajudar os seus participantes a explorar as possibilidades de paz pessoal e descobrir recursos internos, ferramentas para se desenvolver e melhorar a autoestima, tais como: força interior, esperança, capacidade de escolha, clareza, reconhecer o seu próprio valor inato e a possibilidade da paz pessoal. Ainda, possui uma estrutura composta por dez vídeos, cada um com foco em um tema específico, sem ligação com conteúdos religiosos ou sectários.

Com apoio da FUNAP - Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel", Palavras de paz realiza o Programa de Educação para a Paz semanalmente em presídios femininos. Os resultados tem sido confortantes. As presas declaram sentir paz dentro da prisão. O programa proporciona o "resgate dos participantes como serem humanos", declaram os voluntários. A partir de maio, o Programa de Educação para a Paz também será realizado semanalmente nos Centros de Integração e Cidadania da Secretaria de Justiça do estado de São Paulo.  O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa que visa proporcionar à sociedade os seus direitos por meio da participação popular e garantir formas alternativas de acesso à justiça. Os centros estão instalados em 10 postos fixos localizados em áreas de alta vulnerabilidade social da capital e do interior do Estado. 

Os cursos são inteiramente gratuitos e todo o material Fundação TPRF é baseado no trabalho desenvolvido pelo Embaixador da Paz, Prem Rawat. Por essa e outras atividades simukares, Prem Rawat recebeu o titulo de cidadão Paulistano em 9 de abril na Camara Municipal de São Paulo

Sobre Prem Rawat - Nascido na Índia, de uma família próspera, Prem Rawat deixou sua terra natal para viajar para a Europa e América divulgando sua mensagem única de paz. Ele tem o ideal de promover uma visão otimista de vida, com uma visão de paz individual e coletivamente. Ele percorre o mundo há 40 anos para falar sobre a paz. Desde então, cerca de 12 milhões de pessoas em mais de 250 cidades em 50 países já o ouviram falar pessoalmente.  Emsuas palestras, Prem Rawat apresenta uma perspectiva única sobre os tópicos da paz e a importância do indivíduo. Diferentes públicos de várias culturas e estratos sociais têm demonstrado interesse em sua mensagem. Entre os importantes fóruns em que foi convidado a discursar, incluem-se as Nações Unidas, o Parlamento Europeu, Senado Italiano, Parlamento da Nova Zelândia, Guildhall de Londres e Universidades como Harvard e Oxford. No Brasil, Prem Rawat recebeu o título de Embaixador da Paz, em 2006, quando participou do Festival Mundial da Paz, em Florianópolis a convite da UNIPAZ. Aqui, suas palestras são apresentadas no premiado programa Palavras de Paz que é exibido em emissoras de TV de 150 cidades brasileiras.