terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

TPRF da U$ 50 mil a iniciativas por Agua Limpa no Haiti



















Por The Prem Rawat Foundation

Enquanto as semanas passam depois do terremoto de 12 de janeiro no Haiti, água potável e assistência médica continuam a ser elementos cruciais para a sobrevivência. Com a doação de US$ 50.000, a Fundação Prem Rawat (TFPR) ajudará a prover duas semanas de abastecimento de água engarrafada para 42.000 pessoas; produzidas e distribuídas em garrafas purificadas são 13 milhões de galões de água potável para as comunidades onde não está disponível, e distribuição de solução e sais de reidratarão oral (SRO) para tratar 125.000 crianças e adultos no risco de desidratação grave e as doenças transmitidas pela água.

A Fundação AmeriCares, beneficiário do subsídio, desenvolveu uma iniciativa de três frentes para resolver a crise da água durante a fase aguda da resposta a catástrofes, em seis a oito semanas após o terremoto. Como a água corrente limpa é escassa, devido ao colapso da rede de água, a água engarrafada está sendo entregue aos abrigos, acampamentos e instalações médicas.

Mesmo antes do sismo, quase 50% da população não tinha acesso a água potável. Agora, com o aumento nos serviços públicos e gasodutos quebrados, muitas pessoas estão mais sujeitos a doenças causadas por água contaminada. AmeriCares está empreendendo um esforço grande para entregar água purificada engarrafadaa, baldes e panos limpos para as comunidades sem água limpa, juntamente com as demonstrações de como usá-los.
Em um país onde nunca quase 10% das crianças atingirem a idade de seis e um terço da população estão abaixo dos 18, o terremoto está rapidamente se tornando uma crise de crianças. Desidratação grave e doença de veiculação hídrica estão ameaçando tomar muito mais vidas, sobretudo dos mais jovens. A doação da TFPR ajudará AmeriCares a fornecer 125.000 crianças em risco e adultos com uma solução oral projetado para hidratar o corpo e salvar vidas.

Esta é a segunda doação que a TFPR tem feito para ajudar os sobreviventes do terremoto no Haiti. Poucos dias depois do terremoto, a Fundação fez uma doação de US $ 50.000 para o Programa Mundial de Alimentos para prestar pronto-a-comer comida para pessoas que não poderiam voltar para suas casas. Estão previstas outras concessões no futuro, visando as necessidades mais essenciais para a recuperação a longo prazo. Para presidente da TFPR, Linda Pascotto, "Prestar ajuda essencial é crítica, mas quase tão importante, é ajudar as pessoas deste país devastado para começar a ter esperança de novo."

Fonte TPRF