domingo, 18 de julho de 2010

"A Morte do Sol".

Recentemente vi um documentário de TV intitulado "A Morte do Sol". Muito interessante. Falava do que vai acontecer com o sol. Ele está mais brilhante agora do que costumava ser alguns milhões de anos atrás porque está se consumindo, queimando mais e mais gases internos, o que o faz se expandir. Cresce tanto que um dia já não haverá céu azul, só um enorme sol vermelho brilhando. Nessa altura, a vida na Terra terá deixado de existir. Os oceanos estarão secos. Por ter se tornado tão grande, o sol começará a destruir outros planetas. Júpiter, Mercúrio, será o fim deles. A Terra talvez escape, mas isso é improvável.


Quando o documentário terminou, desliguei a TV, fechei os olhos e comecei a pensar. Tudo o que fazemos tem alguma implicação com o amanhã. Vamos dormir; queremos acordar. E esse acordar vai acontecer no dia seguinte. Hoje comemos, mas de um modo que tem implicação com o futuro. "Não quero comer isso por que me faz mal." Ou: "Estou louco por esse tal jantar, então agora vou comer só um pouco". Viver, existir tem implicações com o amanhã. Ir a algum lugar, vir de algum lugar, fazer algo, falar com alguém —a maioria das coisas que fazemos tem implicações com o amanhã.


Portanto, colocando isso em perspectiva, a humanidade como um todo, como a conhecemos, está certamente seguindo por uma estrada. É uma estrada boa ou má? Não estou aqui para fazer julgamento, mas o fato é que seguimos por uma estrada. Algumas pessoas seguem pela estrada alegremente, outras vão se arrastando, mas todas seguem pela estrada. Será que isso é óbvio para nós? Sabemos de nossa mortalidade, mas isso não é óbvio para nós. É aí que as pessoas ficam chocadas, quando se torna óbvio.

E aqui, nesta estrada, enquanto a humanidade segue em frente, há algo vindo no sentido contrário. Não é apenas uma possibilidade. Está a caminho. A destruição do sol está a caminho. Está em processo agora mesmo. Depois desse documentário, a palavra "futuro" ficou parecendo muito instável.

Isso não vai acontecer amanhã, deve acontecer em 500 bilhões de anos. Mas vai acontecer. E o que significa para você e para mim o fato de que esta linda Terra deixará de existir? Significa que nenhum dia deve ser tido como coisa banal. Sei que isso pode parecer nada prático, mas o documentário colocou tais coisas em perspectiva.

Decididamente, não pode haver nenhuma concessão em sua existência. Nenhuma. Você sabe da sua existência. Sabe das coisas que acontecem em sua existência—suas responsabilidades, sua família—mas você realmente sabe da sua existência? Sabe que todas as coisas que tanto têm importância para você não tem importância para a existência?

Você precisa entender o valor que tem sua vida. Somente então pode começar a refletir sobre o valor da vida de outra pessoa. Somente então será possível acabar com as guerras. Isso trará a paz? Não. Porque a paz não precisa que a tragam. A paz já está no coração de cada ser humano. Ninguém nasce ou morre sem ter essa paz dentro de si. Quando isso se torna óbvio, algo muda. O valor de cada dia, de cada momento, precisa se tornar óbvio para você.

Sabendo que tudo vai terminar, o que é mais importante para você? Que escolha você tem? Se você estivesse sedento e a água escorresse de seu cantil, o que você faria? Até você conseguir tapar o buraco, a água toda já teria escorrido.

Meu conselho? Beba o quanto puder. O que mais você faria? Sabendo que tudo irá embora, seria bom apreciar cada dia ao máximo. Não desperdice nem um só.

Essa é a história de uma existência. Nessa história, há coisas belas. A história deve conter esperança. E a esperança está ligada à clareza. Tente entender qual é o seu objetivo. A clareza traz a esperança. A esperança traz a luz e torna isso óbvio: "Desse modo". E a força vem.

Prem Rawat

Leia mais http://www.palavrasdepaz.org.br/html/impressos.html

Informações

http://www.wopg.org/
http://www.palavrasdepaz.org.br/

Publicado
http://palavrasdepaz.ning.com/
http://contatonewsdapaz.blogspot.com/