terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Palavras de Paz da boas vindas ao Festival em Columbus, Ohio


Por Denise Cartwright e Joel Metzger

"Vamos nos juntar num show de solidariedade com as pessoas do mundo todo que procuram paz, justiça e bem estar econômico para toda a humanidade."
Esse era o objetivo principal do último Festival "É o Teu Mundo", que aconteceu em novembro do ano passado em Columbus, Ohio. Patrocinado pelas Nações Unidas, o 54º Festival Internacional Anual de Columbus honrou as tradições e perspectivas singulares de uma variedade de culturas. Esse evento foi uma oportunidade para se celebrar e experienciar a bela diversidade de nosso mundo e expor os visitantes a uma variedade de tradições internacionais, através do artesanato, performances e culinária.

Dado o seu apelo global, era um forum ideal para promover iniciativas de paz e entendimento.

Para Denise Cartwright e outros inspirados por Prem Rawat, o festival de dois dias configurou-se uma oportunidade única para introduzir outras pessoas na sua mensagem de paz.
Um grupo de 17 pessoas se juntou em setembro, para se organizarem. Imprimiram materiais de divulgação, cartões com o website foram confeccionados, encontros aconteceram e pedidos foram feitos às pessoas da região para ajudarem na barraca da WOPG. Logo logo, as pessoas estavam ocupadas em preparar os materiais, contribuir financeiramente, outras ativando o equipamente de áudio'visual, ou gerindo a barraca, que tinha um cartaz que dizia: "Palavras de Paz Global... A Paz é possível", enquando que dois posters colocava a questão: " Paz... Você a está sentindo?"

Muitos marcadores de leitura com o slogan "A Paz é Possível" estavam à mão, com a indicação do site wopg.org . Se quisessem, os visitantes poderiam levar um DVD de Prem Rawat, o 'Designed for Joy'. Dois televisores estavam colocados em locais opostos da barraca. Um mostrava o 'Spark of Hope' da TPRF, sobre o programa de ajuda alimentar na Índia, enquanto que o outro apresentava um video da apresentação de Prem Rawat nas Nações Unidas, em Nova Iorque.
Algumas pessoas demonstraram interesse principalmente no website, outras nas ajudas humanitárias de iniciativa da TPRF, e algumas no programa de seguimento acerca de Prem Rawat. Mas todas estavam felizes porque essa mensagem estava sendo divulgada em Columbus.

A mesma equipe de pessoas já tinha experiência em trabalhar conjuntamente, em outros esforços,antes desse Festival. Um evento de 3 dias, chamado de Comfest, que adotou a onda dos anos 70, tinha acontecido em junho e a mensagem de Prem Rawat foi ali apresentada em dois anos seguidos. Em todas essas iniciativas o feedback dos visitantes nas barracas foi extremamente positivo.

As pessoas gostaram de ouvir falar desse esforço global pela paz, que começa com uma experiência pessoal. Destacou-se o vídeo de Prem Rawat falando na ONU.
Ellen Pettey estava na barraca no primeiro dia e lembra essas estórias:
"Uma mulher pequena e magra, provavelmente nos seus setenta anos, folheava os folhetos de divulgação. O primeiro que lhe chamou a atenção tinha o título 'Os que não tem asas podem Voar'. Depois de conversarmos brevemente, ela me confidenciou que estava tendo aulas de yoga para pessoas com cancer. Eu disse que aquelas leituras eram muito relaxantes. Ela levou um exemplar de tudo o que tínhamos. Foi um momento muito doce."
"Conversei com a mulher que tomava conta da barraca ao lado da nossa e ela perguntou sobre os esforços de ajuda humanitária da TPRF. Contei a ela do projeto do centro de comida e expliquei-lhe que eu particularmente gostava de contribuir para a TPRF, porque muito cuidado é feito para assegurar que as doações realmente cheguem às pessoas necessitadas. Ela pediu-me um folheto e disse que ela contibui para coisas assim".

Denise Cartwright estava lá no segundo dia e contou essas estórias:
"Uma mulher americana, de origem tibetana, veio e apontou para Prem Rawat no televisor, exclamando: 'Eu conheço esse homem! Eu ouço ele na TV e o que ele diz é verdade. Já comecei as Chaves'. Depois ela disse: 'Eu sempre acreditei que a paz era possível. Eu procurei e procurei e finalmente dei com ele na internet. Gostei da sua mensagem mas não sabia que existiam outros na Columbus que também o ouviam."
"Uma mulher estava sentada numa barraca ao lado da nossa, que protestava contra a guerra, perto de um cartaz que dizia 'A guerra não é a resposta'. Ela viu o nosso cartaz 'A paz é um sentimento... Você a está sentindo?' e veio até a nossa barraca. Ela perguntou: 'Então, como é para eu sentir a paz? Estive protestando contra a guerra toda a minha vida. Eu acredito na paz e eu quero vê-la nesse mundo, mas quando eu vi o vosso cartaz, compreendi que eu mesma não estou sentindo a paz'. Depois de apreciar a nossa conversa ela nos deixou com o dvd 'Designed for Joy'.
Ambos, organizadores e visitantes, ficaram impressionados com o entusiasmo e esforço que foi colocado nesse festival. "Nós ficamos tocados pelas diversas culturas desse mundo. Foram tantas pessoas em um só lugar,de tantas origens diferentes", explicava a Denise. Ela também apreciou como foi fácil apresentar a mensagem de Prem Rawat. "Ficamos tão contentes com a variedade de materiais disponíveis para compartilhar essa simples mensagem. Como foi bom estar num lugar como esse, onde pudemos apresentar a mensagem global de paz!"

Fonte www.wopg.org