segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Refugiados do Sri Lanka agradecem a ajuda alimentar fornecida pela Fundação Prem Rawat



Em agosto de 2009, a Fundação Prem Rawat (TPRF) doou 20 mil dólares à Sociedade Jeeva Shakthi, com o objetivo de socorrer um grande número de pessoas do Distrito Bavuniya, Província do Norte, no Sri Lanka, que deixara a região devido à guerra civil. Com esse dinheiro, foi providenciada ajuda alimentar para centenas dessas pessoas, abrigadas em campos de refugiados, organizados no próprio país.
O conflito é consequência de décadas de guerra civil no Sri Lanka, entre as forças governamentais e o grupo de minoria étnica Tamil, conhecido como Tigres de Libertação da Pátria Tamil (LTTE), em luta pela independência desde 1983.
“Nossos corações estão com todas as pessoas do Sri Lanka, afetadas pela guerra civil”, disse Linda Pascotto, presidente da Fundação Prem Rawat. “Estamos preocupados especialmente com aqueles que foram obrigados a deixar sua região e vivem em acampamentos e assentamentos improvisados, enfrentando grave escassez de alimentos e insuficiência nutricional, difíceis de combater, por causa da devastação provocada pela guerra, num território já completamente destruído”.
A TPRF responsabilizou-se pelo fornecimento de refeições saudáveis, constituídas de legumes, ovos e lentilha para mais de 500 pessoas, cujo desejo fundamental fosse o de regressar ao lar. Muitas das pessoas que receberam esse auxílio ficaram tão sensibilizadas que quiseram expressar sua gratidão. A. Rajendrakuma, do campo de Vavuniya, escreveu a Prem Rawat: “Sua Fundação prestou-nos ajuda fornecendo alimentos essenciais como legumes, proteínas e ingredientes para fazer chá, entre outros. Nós aceitamos essa ajuda com grande alegria, apesar das dificuldades, e queremos agradecer”.
O vice-tesoureiro do acampamento do exército Tamil do Colégio Júnior, escreveu: “Gostaríamos de informar que os alimentos fornecidos pela sua Fundação para a reabilitação de jovens refugiados foram recebidos com alegria e gratidão. Nós esperamos que a sua Fundação possa florescer por muito tempo”.
Shamila Malawaraarachi, tesoureiro da Sociedade Jeeva Shakti, também agradeceu: “Há centenas de milhares de refugiados nos campos de Vavuniya, e estávamos com um sério problema para fornecer-lhes alimentos, pois faltavam suprimentos. Graças à Fundação Prem Rawat pudemos alimentar muitos desabrigados”.

A Fundação Prem Rawat concedeu ajuda de 26 mil dólares aos sobreviventes do terremoto da Indonésia



Los Angeles - Depois de dois terremotos consecutivos, que atingiram a costa oeste de Sumatra, na Indonésia, a Fundação Prem Rawat (TPRF) forneceu ajuda alimentar, de imediato, a mais de 2400 pessoas que conseguiram sobreviver em áreas remotas. Naquele momento, a TPRF trabalhou com o IDEP Yayasan, uma organização local sem fins lucrativos, para atender aos chamados de milhares de sobreviventes da região de Pandang Pariaman que ainda não haviam recebido qualquer tipo de ajuda e estavam desabrigados, desesperados por comida e água limpa.
Segundo informações locais, o IDEP empenhou-se em atender as pessoas do entorno que foram afetadas não só pelo tremor da terra, mas também por grandes deslizamentos. Noticiava-se ainda que até então “os helicópteros levavam alimentos e medicamentos até o planalto, mas estes não eram suficientes para suprir as necessidades das vítimas, que estavam comendo apenas macarrão instantâneo há mais de uma semana e sentiam-se fracas e desesperadas por ajuda. Tendo em vista o atendimento nos dois meses seguintes, formou-se uma coalizão de dez ONGs da região do oeste de Sumatra para atuar em parceria direta com o IDEP, objetivando distribuir arroz, ovos, chá e leite a pelo menos 2400 pessoas, além de providenciar instalações especiais para crianças, mulheres grávidas, lactentes e idosos. Alimentos específicos, como leite enriquecido, para crianças desnutridas e doentes fizeram parte desse programa alimentar. O apoio de emergência visou ajudar a reduzir o sofrimento imediato do impacto que várias doenças pudessem provocar em decorrência da desnutrição dessa população atingida, que estava desabrigada.

A Fundação Prem Rawat forneceu diversos subsídios para o IDEP, logo após os terremotos, deslizamentos de terra e um Tsunami. A diretora executiva do IDEP, Petra Schneider, disse: “Não temos como expressar nossa gratidão por esse excelente trabalho de parceria que resultou no alívio de milhares de pessoa que estão sofrendo na Indonésia. O apoio da TPRF fará toda a diferença para o alívio posterior dessas pessoas, sobretudo para as crianças e os idosos, que poderão recuperar suas forças e evitar adoecer”.

Foto de veículos e os voluntários da coalizão formada por dez ONGs que atuaram na Indonésia.



Fone - wwww.tprf.org e www.wopg.org