quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Onde é possível encontrar alegria

A quantidade dos problemas não aumenta nem diminui; os problemas apenas mudam de rosto. É como se os problemas não quisessem que a gente se aborrecesse com eles, então eles se reinventam de diversos modos para que nossa vida seja estimulante—com problemas.

Esta vida não se trata de lidar com os problemas. Esta vida tem a ver com sentir uma alegria verdadeira. A vida é a respeito de aceitar a alegria que lhe foi dada.

De uma olhada na sua vida. Para os outros, você sempre tem tempo. O tempo é um período que lhe foi dado. Foi dado, está armazenado e você o está usando. Não vai ter nem mais nem menos. Todo ele já lhe foi dado. Cabe a você escolher o modo de usá-lo.

Você não pode dar o seu tempo a ninguém. Como poderia? Mas você o desperdiça nos outros. "Vou fazer isso, vou fazer isso, vou fazer isso", e depois não sobra mais tempo para você mesmo.

O tempo é uma das coisas mais preciosas que existem. Não dá para comprá-lo, não dá para voltar atrás. É assim para todo mundo. Ninguém tem mais nem menos. As pessoas têm o que têm. Dividimos o tempo por conveniência, mas o tempo não é divisível. Não há dois momentos iguais. Essa é a singularidade do tempo.

O tempo é valioso e ele serve para nos inspirar todo dia. Neste tempo, volte-se para dentro com seu coração, não com sua mente. O pedido do coração é muito simples: “Esteja preenchido que eu lhe darei alegria e paz”. A mente diz: "Satisfaça-me que eu tentarei dar-lhe satisfação” —que você não terá. A natureza da mente é dizer "Agora tente isso; agora tente aquilo”. Compreenda essa natureza. Isso é bom ou mau? Apenas é o que é. O coração tem a ânsia de ser preenchido. Isso não é bom nem mau.

Entender isso é uma beleza, porque às vezes há dias que começam maus a partir do momento em que levantamos da cama. Lembre-se: "Isso é o que me foi dado—esta respiração, esta paz, esta alegria”. De repente, o pior dia se torna lindo. Não há julgamento. O certo e o errado são conceitos do mundo. A única coisa que é realmente certa é que estou vivo.

Estamos vivos. Isso é o que torna tudo tão empolgante. Este é o nosso tempo. Não é uma página da história; é o presente. Se todos os dias foram infelizes, hoje não precisa ser. O potencial está presente. Você está vivo, eu estou vivo—isso é o que constitui a magia. Estamos vivos, damos importância à vida. Isso é que é real.

No livro dos vivos, os heróis não são mencionados. Não há monumentos erguidos para eles. Mas você tem um coração. E com ele, enquanto viver, você pode sentir alegria. A alegria é a sua recompensa. A gratidão é a sua recompensa. A paz é a sua recompensa. Vá atrás disso.

Se quisermos paz na vida, poderemos ter. Se não quisermos, não temos que ter. O rio não puxa as pessoas para dentro dele, apenas flui. Quem quiser saciar a sede, pode faze-lo. Quem não quiser, pode deixar o rio correr. O rio segue seu caminho, sua jornada. O fato de que ele flui significa que há uma possibilidade. Tudo o que eu faço é apresentar essa possibilidade. Não se trata de converter as pessoas, trata-se de inverter. Trata-se de voltar-se para dentro. Há uma grande diferença entre as duas coisas, porque aquilo que procuramos está dentro de nós, é lá que podemos encontra-lo.

Prem Rawat



Aquarelas de Sonia Madruga