terça-feira, 1 de março de 2011

A força da existência

O que significa ser livre? As pessoas querem liberdade, mas não sabem o que ela é. Criou-se uma definição de liberdade, e isso é o que as pessoas querem alcançar. Pergunte a elas: "Você se sente livre?" E elas responderão; "Claro, sou livre por causa disso, disso e disso."

Liberdade é estarmos livres do medo, livres da ignorância, livres da dúvida. Liberdade não é apenas poder sair e voltar para casa quando bem quisermos. Você pode ser livre mesmo numa prisão. Ao menos de uma prisão você vai acabar sendo solto mais cedo ou mais tarde. Mas se estiver aprisionado pelo medo, pela dúvida, pela raiva, talvez você nunca consiga fiança nem ser solto. Dessa prisão é muito mais difícil sair - talvez você nunca consiga se livrar dela.

Sinta-se pleno interiormente. Todos os dias, prepare-se para viver esta vida do jeito que ela deve ser vivida. Não exteriormente. Não importa o que aconteça do lado de fora. Sinta-se pleno dentro de você. Não avalie sua vida pelas coisas que nela acontecem. Olhe para o mundo que há dentro de você, porque uma coisa muito bela e simples lá se desenrola.

O desafio do mundo é aquilo que você pode realizar. O desafio do coração é: Quanta alegria você é capaz de suportar? Quanta você pode colher? Em que medida você pode se sentir realizado? O desafio da consciência é: Quão perceptivo e consciente você pode ser?

O desafio é estar em paz no meio do tumulto que houver. Há quem pergunte: "Você precisa transformar o tumulto em ordem para deixar de senti-lo? Eu respondo: "Não precisa".

Esta vida é bela. É. Por isso é que ela lhe foi dada. Sua beleza somente começa a ser apreciada no dia quem que você começa a aceitá-la, sem questioná-la nem desafiá-la. Esta respiração é um belo presente. Como o recebeu você não sabe. Mas o fato é que você o tem, e sua beleza apenas começa a se manifestar no dia em que você o aceitar, aconteça o que acontecer. Há sempre um "o que quer que aconteça". Não creio que já tenha havido uma geração que não se julgasse invencível. Os faraós se julgavam invencíveis. Suposição errônea.

Hoje as pessoas dizem: "Estivemos na Lua. Fizemos isso, fizemos aquilo. Realizamos isso, realizamos aquilo." As pessoas sentem-se tão invencíveis quanto as de cada geração anterior se sentiam; apenas para um dia se darem conta de quão frágil é tudo. Se há alguma força, essa é a força da existência.

Você existe. Aceite isso. Seja. Isso é tudo o que você precisa fazer: ser. Esteja presente e você sentirá. E entenderá o ritmo desse belo tambor, tão forte, tão amável. Você está vivo, e isso deve significar o máximo para você. O máximo. O tempo é limitado. Você não sabe quando vai se esgotar. Você não sabe porque não é o fim que importa. É hoje que você está vivo. É hoje que esta respiração vem a você. É hoje que o coração clama para ser livre. É isso que importa. Deixe que isso tenha importância para você.

Você tem estado adormecido, agora desperte. Desperte para as oportunidades maravilhosas. Deixe sua vida reluzir. Essa é a possibilidade. A paz é a possibilidade. A alegria é a possibilidade. A plenitude é a possibilidade. Aceite isso em sua vida.

Prem Rawat

http://www.wopg.org/
http://www.palavrasdepaz.org.br/