quinta-feira, 17 de março de 2011

A realidade é bela

Há uma pseudopaz—uma paz sonhada que você pensa que existe mas não está de fato presente—e há a verdadeira paz. Qual delas você tem?

É muito importante construir nossas vidas sobre bases reais—construir nosso entendimento a partir da experiência, não apenas das idéias. A experiência é algo que ninguém pode tirar de você. Se você construir uma casa de palha, o vento pode derrubá-la. Se construir uma casa de madeira, ela pode ser queimada. Então construa a casa com um material duradouro.

Você não pode ter uma paz fictícia. Você tem um coração que sente, então sinta a paz. Construa sua casa a partir da sua experiência, e então poderá viver nela confortavelmente. Construa a casa de modo que ela possa abrigar você. Quando o vento soprar, dentro de casa haverá calmaria. Podem vir incêndios e terremotos que você não terá com que se preocupar. Você poderá relaxar, viver sua vida com a simples tranqüilidade de dizer "Eu sei", não "Eu não sei". Isso é muito importante.

Muitas vezes se disse: "A realidade é mais bela do que percebemos". Mas muita gente tem medo de ver o que nela há. Essas pessoas preferem viver com medo a ver a realidade. No entanto, a realidade é incrivelmente bela. É a doce e simples respiração que entra em você e sai. É a sua canção, sua sinfonia—você está tocando uma bela peça musical chamada vida.

É uma bela coisa—a vida que nos foi dada. Todos os dias precisamos reconhecer que estamos vivos. No dia em que não reconhecemos que estamos vivos, estamos inconscientes. Estamos fazendo coisas, mas não entendemos por que as estamos fazendo.

Aprecie o que lhe foi dado. Aprecie esta existência. Aprecie sua respiração. Essa é a natureza do ser humano: nós nos lembramos daquilo que apreciamos, e não nos cansamos disso. Portanto, aprecie cada respiração. As coisas vão acontecer—boas, más, certas, erradas. Alguém diz "Não". Alguém diz "Sim". Alguém diz "Desse jeito". Alguém diz “Não, daquele jeito".

Qual é a sua visão? Na sua vida, você quer beleza e alegria? Mantenha esse foco, e você as terá. Não desperdice seu tempo, pois o tempo é algo que não se recupera. Não coloque sua raiva no lugar errado. Se quiser ter raiva, tenha raiva da raiva. Talvez alguém tenha feito algo errado, e não sabe. Entenda uma coisa: no jogo da vida, você tem uma oportunidade. Se você entender do que trata a vida, isso é tudo o que importa.

Há muito potencial. Eu tenho uma visão. Não vejo obstáculos. Não vejo problemas. A solução de problemas é o forte do ser humano. Podemos resolver problemas, mas é muito raro termos uma visão. No entanto, o que importa é a visão.

Não compare o hoje ao ontem e não compare o amanhã ao hoje. Cada coisa é o que é. Aceite o fruto de seus esforços. Aprecie isso, e mais coisas virão. Quando você aceita, seu coração é tocado, e a magia começa a acontecer. Quando você não aceita, tudo se paralisa. E quando você volta a aceitar, seu coração bate e recomeça sua dança.

Prem Rawat


http://www.wopg.org/  http://www.palavrasdepaz.org,br/

Aquarela de Sonia Madruga