quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O santo em uma perna no milagre da vida

Você não pode simplesmente dizer: “Não estou com fome. Não estou com fome”. Outro dia, eu acordei cedo, tomei um café rápido e fui fazer uma palestra. E meu estômago roncava. Eu ficava pensando: “Você não está com fome, você não está com fome...”, mas ele não parava. Você pode dizer: “Ah, a mente é mais forte que o corpo”. Mas não para as coisas básicas, não para aquelas coisas que realmente importam.

Uma vez, meu pai visitou um lugar onde havia muitos homens santos. Um deles rezava sobre uma perna só. Havia um cartaz dizendo que ele estava numa perna só fazia várias semanas e não tinha dito sequer uma palavra. Meu pai parou bem em frente ao homem e disse: “Ah Deus, por que você deu a ele a segunda perna? Ele não a utiliza. E por que você lhe deu uma boca? Ele também não usa”. O homem ficou tão perturbado e disse: “Como você se atreve a dizer isso!” E se apoiou nas duas pernas.


Então, o que é paz? Não posso lhe dizer o que é. Eu senti paz, e posso experimentá-la todos os dias, mas não posso lhe descrever esse sentimento. Do mesmo modo que não posso descrever o sabor do açúcar. Se você quer saber o que estou experimentando, você precisa experimentar, também. Só então você irá entender o que estou falando.

Esta vida é um presente. Eu quero compreender isso da maneira mais clara possível, antes que eu perca minha capacidade de entendimento. Quero saber o que é esse milagre. Um milagre requer um olho para observá-lo – uma pessoa que entenda realmente o que é um milagre. O milagre mais maravilhoso é o vaivém dessa respiração. De lugar nenhum ela vem, e para nenhum lugar ela vai. Da respiração chega o presente da vida. E a vida torna possível todos os outros milagres: você pode ser. Pode admirar. Pode agradecer pela sua existência. Você pode sentir e oferecer bondade.

Saber que na vida tudo está bem. Nós só pensamos sobre isso nos momentos de dificuldades. Você sabe que está tudo bem? Sempre esteve e sempre vai estar. Vivemos num mundo de medo. Mas existe algo dentro de você do qual não deveria ter medo, e é a habilidade de desfrutar, de apreciar esta vida.

Prem Rawat

Aquarela de Sonia Madruga

Informações
http://www.wopg.org/
http://www.palavrasdepaz.org.br/

Publicado
http://palavrasdepaz.ning.com/
http://contatonewsdapaz.blogspot.com/