sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

UMAPAZ - São Paulo

“Não é muito o que se precisa para haver uma transformação. Não é muito. Tudo o que você precisa é do entendimento. Quando houver entendimento, haverá transformação." Prem Rawat - Malibu 2011

Sexta-feira as 19 hs acontecem conferências em video sobre Paz e Contentamento Interior, na Umapaz. Av. IV Centenario, 1268 - Portão 7A - Parque do Ibirapuera -Sala Gaia. Entrada livre - Estacionamento no local

A realidade da esperança

Esperamos poder nos livrar de nossos problemas, preocupações, atribulações e focar naquilo que tem a ver com esta existência—naquilo que agrada ao coração.

Fazemos tanta coisa neste mundo para concordar com os outros. Costumamos ouvir: “Você tem que fazer isso—isso é que é ser 'bom'. Há tanta coisa que sabemos não ser real, mas fazemos porque precisamos concordar. E temos uma tonelada de justificativas.

No mar da inconsciência, nós nos permitimos ficar à deriva? O que pensamos a respeito disso? O que sentimos? O que entendemos? A cada dia de nossa existência há um movimento de vida dentro de nós. Tudo começa com o fato de que temos esta existência, temos esta vida. Não se trata de criar. Trata-se de compreender nossos bens.

Quando você ouve a palavra "possibilidade", o que ela significa para você? O que é possível em sua vida? O que você gostaria que acontecesse? Pense nisso - o que você mais quer? Alguns dizem: "Gostaria de ser rico". O que estão tentando conseguir? Essas pontes são apenas provisórias. As pessoas fazem muitas coisas apenas pela "emoção". Por que não podem encontrar a mesma emoção voltando-se para dentro, encontrando a beleza dentro delas, apreciando cada momento?

Verdadeira alegria. Quando digo “Aprecie a vida,” não estou falando de uma festa. Há uma apreciação fundamental que se encontra dentro de você. Se você praticar, vai ficar bom nisso, e sua vida vai mudar. Se acha que sua vida é um pouco como um caminho de pedras, que vai bum, bum bum, isso não é por acaso. Você que fez assim—você colocou as pedras.

As pessoas pensam, “Não, foi outra pessoa quem fez isso.” “Deus colocou os obstáculos na minha vida. Agora cabe a mim superá-los, e está sendo difícil fazer isso. Por que Deus é tão cruel, tendo me colocado tantos obstáculos quando há pessoas que não tem? Não entre nessa. Não há um fiapo de verdade nesse entendimento. Todo mundo nasceu com sua porção de espinhos e de flores. A questão é: o que você planta?

Às vezes quando as pessoas passam por problemas, conto-lhes a história da fênix. A fênix é um pássaro mitológico que se ergue das cinzas depois de tudo ter sido destruído. Mas o espírito não é destruído. Isso é o mais importante. O poder, esse impulso, esse desejo do coração que leva a pessoa rumo ao contentamento, quando isso não é destruído - mesmo quando tudo mais é destruído - o pássaro ressurge. E será mais poderoso do que nunca.

Passe você pelo que for em sua vida, você foi abençoado com um espírito incrível, com um poder incrível que leva você rumo ao contentamento. Deixe-o erguer-se. Confie na sua capacidade para entender e realmente confiar na realidade da esperança.

Não confunda esperança com a ilusão daquilo que gostaríamos que fosse verdade. Há uma verdadeira esperança. É por isso que existimos. No mar das impossibilidades, nós existimos. E não apenas existimos, podemos pensar, podemos sentir. Temos a capacidade de sentir alegria e plenitude como nada mais. Esse é o nosso forte. Quando seu dia é cheio de confusão e dúvida, há algo que você pode fazer em relação a isso: preencha seu tempo com alegria e verdadeiro entendimento.

Prem Rawat

http://www.wopg.org/   http://www.palavrasdepaz.org.br/