segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A mais bela história

Hoje, gostaria de falar a respeito daquilo que temos - não do que poderia ser, não do que não é, mas daquilo que já temos. Muitos de nós preferiríamos ouvir falar de um sonho —como poderia ser, como algo poderia mudar. Mas falo da coisa mais preciosa que nem todo dinheiro do mundo poderia repor - a vida de vocês. Vocês sabem como dar valor ao presente que lhes foi dado?

Antes de mais nada, é preciso fazer uma distinção, porque pegamos as coisas que acontecem na vida — nossos problemas, as coisas boas e más — misturamos tudo isso com a nossa existência e dizemos: "Esta é minha vida." Mas esse não é o modo de avaliarmos nossas vidas.

Temos uma necessidade. É uma necessidade, não um desejo. O desejo é um oceano que continuará mudando. Hoje, você quer um terno azul; amanhã vai querer um cinza. Como é que eu sei? Basta ver os anúncios publicitários: "Isso é o que você precisa, isso é o que você quer, é assim que deve ser." Todo mundo vem dizendo isso a você ao longo da vida: "É assim que tem que ser, isso é o que você precisa, isso é o que você quer, é assim que é."

Do que você realmente precisa? Já é hora de fazer a pergunta do seu próprio coração — aquela coisa que tem sido verdadeira para você desde a infância. Experimente-a você mesmo. Abdicamos da coisa mais importante que temos— a experiência. Lembre-se de quando você era pequeno e seus pais lhe diziam: "Não toque nisso, está quente". Isso não fazia sentido até você tocar e descobrir. Uma vida inteira de palestras não se equipara a um segundo de experiência. Muita gente fala de paz. Ou a gente vivencia a paz ou pensa nela. O fato de pensar na água não mata a sede. É preciso beber a água.

O que significa conhecer a si mesmo? Conhecemos nossos amigos melhor do que a nós mesmos. Se você quer se conhecer, há um modo, e ele começa com o reconhecimento da sua existência, com o reconhecimento do seu coração, com o reconhecimento dessa possibilidade em sua vida.

Remova as lentes do bem e do mal. Veja o seu eu—e você verá a dádiva da existência. Tudo o que resta é realmente aceitar essa dádiva. É então que você começa a ver a realidade mais maravilhosa, mais preciosa, e o seu coração começa a dançar.

Tudo o que você possa querer ou precisar está bem aqui. Não é o caso de perguntar se essa beleza está dentro de você ou não—está dentro de todo mundo. A única diferença é que há aqueles que vivenciam isso, aqueles em cuja vida isso se manifestou, e há aqueles em quem isso não se manifestou ainda.

O maior dos milagres está acontecendo neste momento chamado agora—você está vivo. Este momento tem a bela possibilidade: você pode se apaixonar pela respiração que entra em você e lhe traz vida, amor, compreensão, conforto, e tudo aquilo de que você possa sempre precisar.

A mais bela história está se desenrolando, e é a sua história. Ninguém pode lhe contar essa história. O pedido de seu coração é muito, muito simples: Sinta-se preenchido. Sinta a alegria. Sinta a paz.

Prem Rawat

http://www.wopg.org/   http://www.palavrasdepaz.org.br/

http://tprf.org/newsletter/v2_i55/v2_i55.pdf

Aquarelas de Sonia Madruga