domingo, 4 de março de 2012

Você tem um dom

Os trechos a seguir correspondem à segunda parte das interações de Prem Rawat com os alunos do programa Educação para a Paz (PEP), na Prisão Estadual de Dominguez, em San Antonio, no Texas (EUA). The following is Part Two of interactions between Prem Rawat and Peace Education students at the Dominguez State Jail in San Antonio,Texas.

PC, aluno do PEP: Estou cumprindo agora 25 anos de prisão e por seis vezes tive depressão. Sabe, a gente não ouve esse tipo de mensagem aí fora, porque nunca temos tempo de sentar, relaxar e ouvir mensagens assim. E aí, na prisão, a gente ouve essas mensagens e entende seu valor.

Vejo em você um guerreiro. Quando você falou nas Nações Unidas... eu entendo que o mundo precisa de paz, e você disse a eles que não é o mundo que precisa de paz, a gente é que precisa de paz. O que você tinha em mente quando entrou nas Nações Unidas para falar de paz? Quer dizer, são essas pessoas que governam o mundo, e aí você chega com essa mensagem. O que você estava esperando com isso?

Prem Rawat: Bem, assim como em todo evento que eu faço, não tinha um discurso pronto. Quero poder falar com as pessoas de ser humano para ser humano. Sim, eu poderia dizer um monte de coisas, mas nada que você não saiba.

O que eu digo não é nenhuma novidade. Veja a história. Prosperidade sem paz é o caos, o caos total. Porque não há senso de direção, não há dignidade, não há compreensão. A minha mensagem é para todos. É um equívoco quando as pessoas dizem “O mundo precisa de paz”. Se dizemos isso, podemos dizer “Estou isento, não preciso de paz; o mundo é que precisa”. Todos precisamos de paz. Cada um de nós tem um potencial; cada um de nós tem sua participação na paz. No dia em que eu tiver que adornar minhas palavras porque estou falando nas Nações Unidas ou algo assim, não vou nem querer estar lá. Isso foi no Parlamento europeu, dá para ver pela gravação que foi lá, não nas Nações Unidas. O que eu digo tem que vir do meu coração.

SM, aluno do PEP: Venho frequentando essas palestras há pouco mais de um mês. Vivi a maior parte da minha vida na prisão. Passei por psicólogos, assisti a palestras sobre drogas e durante a maior parte da minha vida culpei as pessoas. Ouvindo suas palestras, finalmente me dei conta de olhar para mim mesmo e entendi que a paz verdadeira começa em mim. Só quero lhe agradecer. As pessoas me dizem que agora eu sorrio e querem estar perto de mim.

Prem Rawat: Quando olhar para si mesmo, surpreenda-se, pois se há coisas ruins, também há coisas belas aí. Surpreenda-se com isso. É isso que provavelmente enche seu rosto de sorrisos. É realmente lindo. Não somos refugos industriais, que se jogam fora porque saíram um pouco diferentes do molde. Ninguém é. Você tem um dom que pode tocar muitas pessoas de maneira linda – cada um de vocês o tem. Podemos fazer boas escolhas na vida e assim fazer acontecer coisas bonitas. Sei que vocês estão neste ambiente que não deve ser muito amistoso; ele é o que vocês fazem dele. Há pessoas que têm tanto dinheiro que não sabem o que fazer com ele, e, neste exato momento, algumas delas estão mais insatisfeitas que vocês. Espero que tenham encontrado algo bonito em vocês e que continuem a descobri-lo pelo resto da vida. Espero que vocês determinem como será sua vida, não outra pessoa – que se apoiem em si mesmos. O problema de se apoiar nos outros é que, quando eles se retiram, você cai. É exatamente por isso que temos duas pernas. Use as duas. Apoie-se em seus próprios pés. Estou muito honrado por terem me convidado e, se houver outra oportunidade, com certeza tentarei arrumar tempo para voltar. Vou me lembrar, pelo resto da vida, do que alguns de vocês me disseram, porque realmente me comoveu. Desejo sucesso a todos, porque vocês são capazes de alcançá-lo. Vocês podem se transformar, assim como aquele leão, e rugir. Sintam alegria e felicidade, não a tristeza.

Informações