domingo, 26 de dezembro de 2010

A peça que falta

Outro dia perguntei a alguém que também viaja muito se ele já tinha encontrado em suas viagens essa coisa chamada mundo. Ele respondeu que não. "Nem eu", eu disse. A gente vê países, imigrantes, costumes, pessoas, táxis, animais - depende do lugar aonde a gente vai. Mas mundo eu nunca vi. São pessoas. São pessoas como eu e você que precisam, não que querem, ter paz em suas vidas. Não é um luxo. É a peça que falta no quebra-cabeça.

O que não podemos imaginar hoje acontecerá amanhã. A tecnologia vai evoluir. Coisas que não imaginamos vão acontecer. O que não muda é a necessidade. Os desejos mudam, mas as necessidades não. Talvez você não ache sua cama confortável e queira um colchão novo. O desejo pode mudar, mas a necessidade é a de dormir, e isso não muda. Talvez você saia às compras e veja um novo copo para água. Você quer esse novo copo, mas o motivo de precisar dele não muda. Permanece o mesmo. Necessidade e desejo.

Muita gente tem a idéia equivocada de que quer a paz. É uma idéia equivocada porque a paz não é algo que a gente queira, é algo de que a gente precisa na vida. A cada dia em que despertamos, algo dentro de nós anseia ser preenchido, ser feliz, ter alegria. Criamos fórmulas para conseguir isso. Todo mundo tem uma fórmula: "Acho que se fizermos isso, poderemos conseguir."

Mas como? Procure perceber a sede de paz. Se a sede de paz está dentro de você, então a paz também está dentro de você. Se esse desejo vagueia pelo mundo em coisas diferentes, é porque o desejo é processado por necessidades criadas externamente. Procure perceber seu coração porque ele faz parte do enigma.

Não estou dizendo que você deveria sacrificar um em razão do outro. Essa é outra bela desculpa que as pessoas têm: "Não posso ir em busca da paz porque tenho uma família e responsabilidades." Digo a essas pessoas: "O que faz você pensar que é preciso sacrificar uma coisa em razão de outra?"

A paz está dentro de você. Aonde quer que você vá, a paz vai com você. Quando você sobe num ônibus, a paz vai com você. Quando você está lutando, a paz está com você. Quando você está frustrado além do que se possa imaginar, a paz está em você. Não importa aonde você vá, não há lugar aonde a paz não possa ir com você. Porque ela está dentro de você.

Por meio da tecnologia, queremos melhorar a vida. O que estou dizendo é que a verdadeira melhora começa com você. Não estou dizendo para sacrificar a tecnologia ou sacrificar suas responsabilidades. Aceite suas responsabilidades e, ao aceitar essas responsabilidades, encontre a paz, encontre a alegria na vida.

Prem Rawat

http://www.wopg.org/ http://www.palavrasdepaz.org.br/

Leia um trecho da palestra, veja o press release, as fotos e faça o download da versão em ingles impressa -  http://tprf.org/newsletter/v1_i37/story_1.htm

Um Presente Incomparável

Gostaria de falar sobre algo muito simples — a história de cada ser humano. Esta história é bastante interessante, porque, definitivamente, contém ação e enredo. Às vezes há comédia, às vezes uma pequena tragédia.Isto a torna interessante. E então, qual é a história? Eu não preciso dizer. Você já sabe, porque é a sua história. É sobre você, não sobre mim. Não é sobre um rei, um leão na selva, ou um ratinho. É sobre você.

Enquanto a respiração chegar a você, enquanto você estiver vivo, a história não terminou. Ainda está evoluindo. Ao menos uma parte dessa evolução depende de você. Algumas pessoas dizem: "Estou atrelado ao meu destino. Seja o que for que aconteça no mundo, não é minha responsabilidade. Seja o que quer que eu faça, há alguém lá puxando os cordões e eu estou dançando - sou uma marionete."

Não vou debater isso porque seria inútil. Útil é dizer que certa parte da história depende de você. Você controla o resultado de parte da história — não toda ela, talvez, mas uma certa parte dela.

A parte da história que você controla é a que trata da alegria verdadeira, felicidade, contentamento. Trata também do reconhecimento, de olhar para dentro e encontrar respostas a perguntas que talvez você ainda nem tenha feito.

Esta história começa com você: "Era uma vez uma pessoa viva, respirando, única." Não há ninguém igual a você. Pode haver alguém com o mesmo tipo de cabelo, ou alguém com as mesmas roupas, mas não há ninguém que sorria como você quando está feliz. Ninguém sorri como você. Ninguém pode ser grato como você é. É a sua expressão de gratidão, de alegria, que o torna único. Você recebeu seu próprio lote de expressões. Mesmo que a pessoa não queira, ela se expressa. Você não precisa conhecer a história da vida de uma pessoa para saber que ela está triste. Você não precisa conhecer a história pessoal de alguém para ver que está feliz, nem precisa ver seus dentes para ver que está sorrindo. Pode olhar seus olhos e ver a expressão de alegria.

O que sentimos interiormente, podemos expressar. E o que podemos sentir? Podemos sentir o contentamento supremo; podemos sentir paz. Isto é o que temos capacidade de sentir. Nisto reside a realidade do que é possível.

Todas estas coisas apontam para a beleza que, dentro de você, espera para brilhar. Você reconhece a beleza porque ela lhe é familiar. Você entende a alegria porque ela lhe é familiar. Estas coisas não lhe são desconhecidas. E o que fazemos em nossas vidas? Ignoramos. Ignoramos o que é real e ignoramos o que o coração está dizendo. Ninguém nos diz: " Esta deveria ser a sua prioridade." Tudo o mais é nossa prioridade.

Eis uma analogia. Você está para fazer uma longa viagem através do deserto, e fez um ótimo trabalho arrumando as malas. Colocou roupas, sapatos, uma pequena barraca, e alimentos. Você até juntou um chapeuzinho com um ventilador para mantê-lo refrescado. Você já aprontou quinze malas cheias de coisas.

Então eu me aproximo. Você está muito orgulhoso de tudo o que fez. Tudo o que você reuniu demonstra um meticuloso planejamento. Então eu pergunto: "Você está levando água?" As pessoas reagem de formas diferentes. Algumas dizem: "Obrigado. Obrigado por me lembrar de levar água. Ao fazer esta lista incrível e preparar as malas de modo tão imaculado, eu esqueci completamente." Eles levam água e têm uma ótima viagem.

Nesta vida, mantenha a simplicidade. Mantenha-a real. Faça-o, para que você possa caminhar de cabeça erguida a cada dia, e não ficar sobrecarregado com tantas coisas desnecessárias que carrega consigo.

Nesta vida, precisamos permanecer sobre nossos próprios pés. Precisamos estar orgulhosos pelo fato de estarmos vivos. Precisamos estar eretos, e não vergados pelas cargas que acumulamos. De todas as coisas que precisamos levar conosco, precisamos levar o que é essencial, e precisamos saber o que é essencial.

Deixe que eu leve água aonde quer que eu vá, para que, quando eu estiver sedento, possa beber e saciar minha sede. Deixe-me levar alimento comigo aonde quer que eu vá, para que, quando estiver faminto, eu possa comer e saciar minha fome. Deixe-me levar comigo um guarda-sol, para que, quando faça calor, eu possa abri-lo, sentar sob sua sombra e descansar um pouco.

Entenda o sentido de estar vivo. E então entenda a necessidade em seu coração de ter paz na vida. Paz, você precisa. Uma história está sendo escrita. Minha sugestão é que você comece a escrevê-la, porque ela será escrita, quer você a escreva ou não.

Por que não dar a esta história um lindo final feliz? A caneta é sua. Mude as tragédias. Alegria? Coloque mais. Humor? Coloque o quanto quiser. A história é sua.

Cabe a você. Paz, você precisa. Pergunte ao seu coração. Ele lhe dirá. É isto o que seu coração tem dito desde que você era muito pequeno. Você o tem ignorado, mas não precisa. Eu estou aqui para lembrar isso a você.

Algumas pessoas se perguntam: "Se eu alcançar paz, ainda amarei minha família?". Claro que sim. Algns acham que, para alcançar a paz, é necessário abrir mão de tudo. Não. Você não precisa desistir de tudo. Tudo de que precisa abrir mão é da sua tristeza, do seu ódio. Tudo de que precisa desistir são coisas que você não quer. Se as quiser realmente, pode conservá-las e ainda assim ter paz, pois a paz não é uma ausência de algo. A paz é muito real por si mesma.

O mais importante é que você precisa de paz em sua vida. Escreva a história certa. A pessoa que vai lê-la é você. Faça com que seja boa, interessante, real. Faça com que esta respiração tenha importância. Faça com que este dia tenha importância. Faça com que esta vida tenha importância. É um presente incomparável.

Prem Rawat

http://www.wopg.org/                                                 http://www.palavrasdepaz.org.br/

Versao em Inglês - http://tprf.org/newsletter/v1_i20/story_1.htm