quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sabedoria

O que tenho a dizer diz respeito a você enquanto indivíduo—um ser humano da face da Terra. Não tem a ver com idéias. Não tem a ver com filosofias. Não tem a ver com religiões. Tem a ver com uma coisa simples —esta vida, esta existência.

Passamos a acreditar em nossas diferenças. Quero lhe falar sobre a semelhança: cada ser humano quer ser preenchido. Além de todas as coisas que fazemos, de todas as nossas responsabilidades, temos mais uma responsabilidade, que é a de reconhecer a dádiva da vida, reconhecer a alegria e a beleza da vida, porque essa é a única coisa que realmente pode nos preencher.

Todos temos a mesma necessidade de estarmos contentes. Precisamos ter paz na vida que realmente podemos senti-la a cada dia. Cada momento da vida é o mais precioso, porque é o momento que temos. A sabedoria não é dar-se conta da preciosidade de algo depois que ela se foi. A sabedoria é reconhecer a preciosidade do que temos.

Há um belo ditado chinês: "É sinal de boa inteligência conhecer os amigos, mas é verdadeira sabedoria conhecer a si mesmo."

Por fora, você está sempre mudando. Por dentro, não há mudança. Tenho visto pessoas envelhecerem—seu rosto, seu corpo ganham uma aparência diferente. Por dentro, elas são as mesmas. O coração delas é o mesmo.

Por que não descobrir o que há dentro de você? Por que não entrar em contato com a perfeição que há dentro de você? Por que não entender o que seu coração está tentando lhe dizer? Por que ignoramos nosso eu interior e somente tentamos fazer o que o eu exterior quer? O eu interior é parte de nós, e se não ouvimos esse simples pedido, não ouvimos a história toda desta vida.

Nesta jornada da vida, certifique-se de que o coração esteja preenchido. Sinta a paz. Quando você puder sentir a paz, esse será o momento em que a paz virá para o seu mundo. As pessoas dizem: “Neste mundo, é preciso haver paz." E eu digo: "Não, no seu mundo é que é preciso haver paz, porque se não houver paz no seu mundo, não haverá paz neste mundo."

A guerra não dá em árvores. A guerra cresce no ódio que há na mente das pessoas. A paz não dá em árvores. A paz cresce no coração das pessoas.

É aí que você encontrará a paz. Dentro de você. Procure-a. Faça o que for preciso para encontrar a paz na sua vida e rejubile-se. Você sabe disso desde que era criança, mas esqueceu porque tudo mais se tornou importante. Eu lembro às pessoas o que é importante—para equilibrar esta existência. Sinta a alegria dentro de você e sinta-se preenchido.

Quando digo às pessoas "A paz é possível", elas dizem: "Não." Tudo o que sei é que, se a guerra é possível, a paz também é possível, porque é o outro lado da moeda. Não é possível ter uma moeda com apenas um lado.

Se pode haver guerra, pode haver paz. E não começa nos países. Não começa nas nações. Não começa nos governos. Começa em você, em mim, em cada um de nós. É isso o que posso oferecer.


Prem Rawat

http://www.wopg.org/
http://www.palavrasdepaz.org.br/


©The Prem Rawat Foundation

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seu comentario.
Estamos aprimorando sempre o Contato graças a leitura, comentários e sugestões