domingo, 26 de dezembro de 2010

A peça que falta

Outro dia perguntei a alguém que também viaja muito se ele já tinha encontrado em suas viagens essa coisa chamada mundo. Ele respondeu que não. "Nem eu", eu disse. A gente vê países, imigrantes, costumes, pessoas, táxis, animais - depende do lugar aonde a gente vai. Mas mundo eu nunca vi. São pessoas. São pessoas como eu e você que precisam, não que querem, ter paz em suas vidas. Não é um luxo. É a peça que falta no quebra-cabeça.

O que não podemos imaginar hoje acontecerá amanhã. A tecnologia vai evoluir. Coisas que não imaginamos vão acontecer. O que não muda é a necessidade. Os desejos mudam, mas as necessidades não. Talvez você não ache sua cama confortável e queira um colchão novo. O desejo pode mudar, mas a necessidade é a de dormir, e isso não muda. Talvez você saia às compras e veja um novo copo para água. Você quer esse novo copo, mas o motivo de precisar dele não muda. Permanece o mesmo. Necessidade e desejo.

Muita gente tem a idéia equivocada de que quer a paz. É uma idéia equivocada porque a paz não é algo que a gente queira, é algo de que a gente precisa na vida. A cada dia em que despertamos, algo dentro de nós anseia ser preenchido, ser feliz, ter alegria. Criamos fórmulas para conseguir isso. Todo mundo tem uma fórmula: "Acho que se fizermos isso, poderemos conseguir."

Mas como? Procure perceber a sede de paz. Se a sede de paz está dentro de você, então a paz também está dentro de você. Se esse desejo vagueia pelo mundo em coisas diferentes, é porque o desejo é processado por necessidades criadas externamente. Procure perceber seu coração porque ele faz parte do enigma.

Não estou dizendo que você deveria sacrificar um em razão do outro. Essa é outra bela desculpa que as pessoas têm: "Não posso ir em busca da paz porque tenho uma família e responsabilidades." Digo a essas pessoas: "O que faz você pensar que é preciso sacrificar uma coisa em razão de outra?"

A paz está dentro de você. Aonde quer que você vá, a paz vai com você. Quando você sobe num ônibus, a paz vai com você. Quando você está lutando, a paz está com você. Quando você está frustrado além do que se possa imaginar, a paz está em você. Não importa aonde você vá, não há lugar aonde a paz não possa ir com você. Porque ela está dentro de você.

Por meio da tecnologia, queremos melhorar a vida. O que estou dizendo é que a verdadeira melhora começa com você. Não estou dizendo para sacrificar a tecnologia ou sacrificar suas responsabilidades. Aceite suas responsabilidades e, ao aceitar essas responsabilidades, encontre a paz, encontre a alegria na vida.

Prem Rawat

http://www.wopg.org/ http://www.palavrasdepaz.org.br/

Leia um trecho da palestra, veja o press release, as fotos e faça o download da versão em ingles impressa -  http://tprf.org/newsletter/v1_i37/story_1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seu comentario.
Estamos aprimorando sempre o Contato graças a leitura, comentários e sugestões