quinta-feira, 15 de julho de 2010

Um arqueiro

Havia um arqueiro que tinha vindo para a cidade e estava exibindo seus talentos. Mostrá-los era maravilhoso. Ele era um atirador incrível, direto… Uma flecha após a outra, certeiras no alvo.

Alguém no fundo da platéia, ao invés de aplaudi-lo, comentou: “Ah, é apenas uma questão de prática, apenas uma questão de prática...”

Como o arqueiro valorizava seu trabalho, não gostou do comentário, pois esperava elogios...

Realmente chateado foi até a pessoa e lhe perguntou: “O que você quer dizer?” “O que significa: ‘É apenas uma questão de prática?’ Você pode fazer o que faço?”

Ele respondeu: “Não, não posso. Mas deixa-me lhe mostrar algo.” Como costumava vender óleo, pegou uma garrafa com uma abertura muito estreita – um tubo longo – colocou-a no centro de uma bacia, que usou como base, e começou a entornar o óleo de um grande galão pelo pequeno gargalo, sem derramar nenhuma gota.

Olhou para o arqueiro e disse: “Você pode fazer isto?”

O arqueiro percebeu que não, ele não tinha nenhuma prática em fazer aquilo.

Então o homem comentou: “Não posso atirar as flechas como você, mas você não pode colocar óleo numa garrafa como eu. É uma questão de prática.”

O que nos conta essa história? O que você pratica? O que você pratica invariavelmente ficará cada vez melhor.

E não é uma questão de bom ou ruim. Se você pratica fraude e trapaça, será bom em fraudes e trapaças. Se você praticar queixas, ficará preparado para se queixar de tudo. Num piscar de olhos terá um segundo pensamento a respeito. Isto será natural. Enquanto todos os seus amigos estiverem admirando, emocionados, uma grande lua cheia, numa linda noite, você será capaz de tirar do chapéu algo para reclamar : “Sim, mas está muito escuro.”

Então, o que você pratica na vida? Se praticar paz , conseguirá o melhor disso. Se praticar felicidade, conseguirá muito, muito dela. Se praticar “conhecer a si mesmo”, conseguirá muito, muito disso. E saberá quem é você. O que é importante fazer para saber quem é você? O que poderia ajudar a saber o que significa conhecer a si mesmo? Quero dizer, deixa-nos encarar isso. Muitas pessoas têm uma ideia de tudo que elas não sabem –são fracas nisto, são ruins naquilo. (...)

Mesmo assim, olhe para este caminho. Quando você começar a se conhecer, a perceber que é um presente para si mesmo, a perceber o valor de cada respiração
que lhe foi dada, então você irá começar a entender que é um palco, um pavimento no qual verdadeiramente a dança da vida acontece.

E é uma dança suave, uma dança que é bela, uma dança que é magnífica. Uma dança sobre você. Além do que já conhecemos, o que falta saber? Falta saber que existe uma dança linda dentro, a despeito de tudo o que aconteça por onde a gente passe nesta
vida. Falta saber que além de toda a dor e o sofrimento que haja fora, existe dentro uma lâmpada reluzindo. Não importa quão escuro esteja fora, há uma lâmpada sempre acessa. Existe algo dentro que deseja estar pleno sempre e que repetidamente nos inspira a nos preencher.

Prem Rawat


Leia mais: http://www.palavrasdepaz.org.br/pdf/Maharaji_Flops_2006_A4.indd.pdf


Informações
http://www.wopg.org/
http://www.palavrasdepaz.org.br/

Publicado
http://palavrasdepaz.ning.com/
http://contatonewsdapaz.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seu comentario.
Estamos aprimorando sempre o Contato graças a leitura, comentários e sugestões