Quinta-feira, 28 de outubro de 2010.
Níger, um país seco, sem acesso ao mar, localizado a Oeste do deserto Africano, é qualificado pelas Nações Unidas como o mais pobre do mundo, e entre suas tribos nômades mais assoladas pela miséria estão os tuaregues e os wodaabe, da região Agasez.
Essas tribos, cuja sobrevivência, por gerações, dependeram dos seus rebanhos de cabras, ovelhas e camelos, não recebem qualquer assistência do governo ou de ONGs.
Atualmente a desertificação crescente, a seca e a instabilidade política, ameaçam sua sobrevivência.
A TPRF fez uma doação de US $ 30.000 para a organização “Chuva para o Sahel e o Saara” (RAIN), uma das poucas organizações que está a ajudando aos nômades a manterem-se por si mesmos. Sediada em New Hampshire, mas administrada em grande parte por nigerianos, a RAIN está ajudando essa minoria sem representatividade para superar a fome crônica e as doenças daí decorrentes e a elevada taxa de mortalidade. A doação feita pela TPRF financiará três refeições por dia para 135 crianças da escola por, um ano. A RAIN utilizará também parte dos fundos para comprar comida para alimentar os animais, que serão vendidos a preço de custo para os 50.000 pastores da região.
Para os nômades do Níger a fome é um inimigo constante. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais da metade das crianças do país sofrem de desnutrição crônica e 12% sofrem de desnutrição aguda. Metade das que conseguem se salvar é raquítica e 44% estão abaixo do peso.
A capacidade das escolas locais para fornecer alimentos para os alunos é fundamental, é a razão pela qual os pais enviam seus filhos à escola, em vez de levá-los com eles quando viajam. Já que se afastam cada vez mais das suas áreas de pastoreio tradicional, em um esforço para manter o rebanho vivo. "Se não há comida nas escolas, não haverá alunos", diz Bess Palmisciano, diretora-executiva da RAIN. "Dar alimento para estes alunos, assim como nutrição, dá a eles uma chance de obter uma educação. Os pais enviam seus filhos à escola em vez de ficarem em casa para ajudar, sabendo que as crianças vão ter o que comer."
http://www.tprf.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado por seu comentario.
Estamos aprimorando sempre o Contato graças a leitura, comentários e sugestões