UMA ENTREVISTA COM O CAPITÃO LORENZO CARTER
Milhões de presos estão amontoados em penitenciárias superlotadas em todo o mundo, sem programas educacionais que abordem habilidades para uma vida de auto-estima e positividade. A taxa de reincidência em alguns estados dos EUA é de 75% ou mais. Em contraste, informou recentemente o capitão Lorenzo Carter, da Prisão estadual de Dominguez em San Antonio, Texas, para os presos de lá que frequentaram a oficina de Paz Interior da TPRF, menos de 1% voltou para a prisão. Durante quase quatro anos, os voluntários da TPRF Roberto e Chantal Piriz, Sherilyn Strickland e Jim Clink vêm apresentando oficinas para os presos com base na mensagem de paz de Prem Rawat. Na organização das oficinas, eles trabalham em estreita colaboração com o capitão Carter, chefe dos agentes penitenciários e serviços voluntários na Prisão Dominguez. Em recente entrevista com Chantal e Roberto, o capitão falou sobre as oficinas. “O registro disciplinar dos detentos que frequentam o programa melhorou. Eles ficam fora de problemas. A oficina tem um impacto positivo sobre todos os que participam da classe. É uma das minhas melhores classes por causa da taxa de participação e do comparecimento. Das sete classes que eu tenho, esta é de longe, a melhor.” Capitão Carter começou a ouvir os vídeos há quase quatro anos. Em suas palavras:“Eu queria ouvir isso. Eu queria saber mais e mais. Eu ouvia ao vir trabalhar, indo para casa, em casa. Isso tem mostrado muito dentro de mim, está tornando minha vida mais fácil e me fazendo compreender que não precisamos sentir raiva. Você pode ter paz dentro de si mesmo.
“Parecia que ele estava falando comigo diretamente, com suas palavras,” ele continuou. “Tudo o que eu estava passando, ele apontava e me deu maneiras de abordar os problemas, enfrentá-lo com paz. Isso me mudou, ele mudou a forma como eu lido com os meus filhos e os meus relacionamentos com outras pessoas. Foi um impacto grande e positivo em mim, totalmente. Em um nível profissional, ele mudou a forma como lido com os infratores e gerencio tudo. Foi um impacto muito positivo na minha vida ouvi-lo, e quero continuar a fazer isso todos os dias.”
Depois de ter sua própria experiência e de ver o entusiasmo dos detentos, muitos dos quais têm escrito para Prem Rawat expressando sua gratidão, o capitão Carter enviou uma carta elogiando o programa TPRF e convidando Prem Rawat para falar na prisão. “A administração daqui quer recebê-lo” disse ele. “ Sempre que ele puder, gostaríamos de recebê-lo e deixar que ele fale para a nossa população, que é de 2.200 infratores neste momento. Tudo o que estamos esperando é uma data.”