segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Luz

Qual é a natureza da luz? Nós sabemos que quando a luz chega a escuridão não pode ficar. Ela se vai. Não nos importa para onde a escuridão vai porque ela representa tudo aquilo que não gostamos. Escuridão representa o medo. Medo do desconhecido. Escuridão representa confusão. Escuridão representa perder o caminho. Escuridão representa dor. Escuridão representa sofrimento.

Luz é a única coisa que pode fazer a escuridão ir embora. Então, é um dos atributos, uma das qualidades da luz. Mas não é a única qualidade da luz. A luz possui outras qualidades. Quando a luz se derrama sobre algo, do jeito que for, ela ilumina. E esse processo de iluminação acontece pelo reflexo. Cada um de vocês, as paredes, o teto, o tapete, o pano de fundo, cada um desses elementos têm uma qualidade. E a qualidade é que eles podem refletir a luz de volta. Quando eles refletem esta luz, a luz cai nos olhos e você consegue ver o objeto.

Esse é apenas um dos atributos. Há outros atributos. Neste processo de refletir a luz, algo está embutido. Quando você vê algo verde, esse verde está absorvendo tudo, exceto o verde. Está refletindo o verde de volta. E você vê este objeto que tem a cor verde.

O que isso significa para nós, seres humanos? Que quando a luz chega, nós, também, temos um atributo.
O que nós absorvemos, e o que nós refletimos? Porque o que nós absorvemos e o que nós refletimos, e especialmente o que refletimos, transmite cor. E essa é a cor que nós podemos ver.
Tantas pessoas são como, "O que faço com essa vida, com a paz, com a alegria?" Elas perguntam. Se a luz está aí e você está refletindo ódio, o ódio se tornará visível. Se a luz está aí e você está refletindo paz, então é isso que se tornou visível.
Você pode não saber, mas se você é um pai, seu filho, sua família, sabem quando você está com raiva, só pelo olhar. "Ooops, vai, vai, volta, papai está zangado. Evacue. Desapareça." É quem nós somos. É nossa natureza.

Então, agora, a pergunta é: O que você reflete? O que você quer refletir? Eu não me importo com a cor. Eu não me importo com vermelho, verde, azul, roxo, amarelo. É irrelevante. Talvez um médico ficasse interessado se você ficasse roxo ou verde ou algo assim, mas não é sobre isso que eu estou falando.

Você tem a habilidade de refletir. O que você quer refletir? Que cor você quer ser? Porque quando a luz chegar a você, você vai refletir algo. O que você quer refletir?
Você quer ter a coloração da paz, porque você sente a paz na sua vida?
Você quer ter uma coloração de alegria, porque você sente essa alegria na sua vida?
Ou você gostaria de ter um leve toque de gratidão porque você sente gratidão na sua vida?
Você quer sentir alegria? Uma alegria real. Uma alegria que vem de dentro de você. Uma alegria que não procura um disparador do lado de fora. O que você quer?

Que luz você quer refletir? Que coloração você quer ser? Porque esses tons, quando a luz chega, não podem sequer ser imaginados.
Eles precisam ser reais. Se não forem reais, os reflexos não vão acontecer.
Muitas pessoas dizem: "Oh, sim, já senti paz." É como dizer: "Oh, sim, eu não preciso comer hoje, eu comi semana passada!" É isso que eu quero dizer. As pessoas pensam que é assim. Você sente paz uma vez na vida e pronto. Errado! Você precisa sentir paz todos os dias da sua vida. É o tipo de paz que você precisa.

Você tem uma incrível possibilidade. A incrível possibilidade que você tem é refletir a cor do infinito. Esqueça o verde, o azul e o amarelo. Eles entram e saem de moda.
Se você vai refletir uma cor, então reflita a cor do infinito. Que cor é essa? Essa cor tem a gradação da paz. Esta cor tem a coloração do contentamento. Não ignorância, mas Conhecimento. Nenhuma pergunta, só respostas.

Prem Rawat

Deserto

Quando chove, se é no deserto da Índia, se é no deserto da África, se é no deserto de qualquer lugar, quando chove é a mesma chuva e faz as flores brotarem do mesmo jeito. Não somos muito diferentes disso. No fim do dia, realmente não somos.


O deserto tem tudo para não ser um deserto, exceto por uma coisa. A água. O deserto não precisa de sementes. Elas estão lá. As sementes de árvores estão lá, sementes de flores estão lá também. E existem criaturas que estão esperando. Isoladas, esperando. Elas tem tudo exceto água. E quando a água vem, não é mais um deserto.

Você tem a possibilidade de ouvir e preencher seu coração.

Recolhida. Não é sobre as estações que não tem chuva. O foco de cada semente no deserto é unico e solitário. E sabe o que é? Chuva. Algumas sementes de plantas que estão no deserto, quando secam, a casca realmente, realmente fica dura e seca. E logo depois, nenhuma água caiu e ela fica mais seca e mais seca e mais seca e muito dura e mais seca. E agora, só um pouquinho de umidade. Quando a chuva começa a cair, o vaso de flores explode. E essas sementes agora estão prontas, E a chuva vem, e elas estão lá.

Você é uma semente mínima esperando no deserto para florescer. E estou dizendo , "floresça". Floresça. Espalhe suas pétalas. Tome um pouco de sol. A chuva veio. E o deserto não é mais um deserto. Não se trata do comprimento do tempo, é sobre oportunidade. A oportunidade da existência, isso que foi dado a você.

Prem Rawat