sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O mais belo som

Vou-lhes contar uma história simples.

Certa vez, havia um instrumento musical muito delicado que, ao ser tocado, produzia um som maravilhoso. Depois, as pessoas começaram a querer instrumentos "novos e diferentes" e convidaram outros músicos para vir tocar. Os músicos vieram e trouxeram tambores, flautas e violões.

Logo, ninguém mais sabia tocar aquele instrumento especial, e as pessoas começaram a perguntar: "Para que serve esse instrumento?" Ele era belo e inspirava curiosidade, mas aos poucos começou a juntar poeira por que era deixado de lado e ficou desafinado.

Mas certo dia apareceu alguém e disse: "Por que deixaram de lado esse belo instrumento?" As pessoas olharam como que perguntando "Que instrumento?" Os tambores estão afinados, as flautas estão ótimas, os violões estão perfeitos, o piano está afinado. "Não se lembram desse instrumento? ", perguntou essa pessoa. "É por causa dele que vocês passaram a se interessar por música, construíram este lugar e se reuniram para ouvi-lo. Agora que a curiosidade levou vocês para o novo e o diferente, vocês o ignoram."

"O que há de tão especial nesse instrumento?" perguntaram. O homem respondeu: "Vou-lhes mostrar." Ele limpou o instrumento, que então começou a brilhar. Costumamos esquecer. Apenas vemos a poeira na superfície. A pessoa que conhece sabe ver além da poeira. Ela é capaz de tirar a poeira e renovar-lhe a beleza, seu brilho, seu glamour, sua glória. Em seguida, ela fez a coisa mais importante: afinou o instrumento. Para que o instrumento soe bem ele precisa estar afinado.

Afinado o instrumento, o homem o devolveu e disse: "Agora toquem." "Não sabemos tocar", responderam." "Dedilhem" disse ele, "que começará a tocar Prestem atenção e vocês ouvirão" Quando começaram a tocar, as pessoas ficaram encantadas com a beleza do som. Era um instrumento capaz de realmente tocar o coração.

Que instrumento é esse? É você. Em sua busca do "novo e diferente," você se esqueceu de si mesmo. Tudo vai para o "novo e diferente", nada para esse instrumento, esta vida, para o coração. Tudo mais tem prioridade. De manhã até de noite, dizemos: "Tenho que fazer isso. Tenho que fazer aquilo." Em que lugar fica você nisso tudo? Em décimo? Vigésimo? Centésimo? Em lugar nenhum.

Quando esse instrumento está afinado e você começa a tocá-lo, você ouve uma melodia: a melodia da respiração entrando em você. É muito simples. O que você está procurando, o que você precisa está dentro de você, mas por causa da negligência, fica desafinado. Quando o instrumento está afinado, você é capaz de apreciar seu potencial.

Esta é sua vida. Encontre esse contentamento. Você deve isso a si mesmo. Se quer ser rico, comece por você. A primeira dívida que você tem a pagar é a dívida com o coração - seu pedido, seu desejo de estar preenchido. Não é um grande pedido. É simples. Fique preenchido.

Prem Rawat

http://www.wopg.org/ http://www.palavrasdepaz.org.br/


Leia um trecho da palestra, veja fotos ou faça o download da versão original impressa http://tprf.org/newsletter/v1_i39/story_1.htm