segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Alegria e Gratidão

Prem Rawat diz que mesmo quando perdemos de vista a noção de contentamento em nossa vida, nosso coração nos relembra que necessitamos estar preenchidos. Ao reconhecer o valor daquilo que nos foi dado, diz ele, nosso coração fica preenchido com alegria e gratidão.


Leia mais ou faça download a versão impressa em ingles http://tprf.org/newsletter/v2_i91/story_1.htm
 


Alegria e Gratidão


A verdade é que você está vivo; eu estou vivo. Neste mundo há muitos problemas e as pessoas se prendem à eles: “Isto deveria acontecer comigo” ou “Aquilo deveria acontecer comigo.” Tenho visto e experimentado isso, no entanto, se você tiver paciência, tudo isso vai passar.

A vida tenta nos ensinar e nós necessitamos aprender, entender. Mais e mais vezes, não importa o que aconteça, a pergunta é: Qual é a coisa mais importante para você? O que você quer realizar nesta vida? Você quer alegria? Você quer a paz em seu coração?

Preste atenção, pois é isto que a vida está tentando nos ensinar. E quando quer que nossa atenção é conduzida para longe disso, sofremos. Peregrinamos aqui e ali, tentando nos livrar dessa dor, e então fica óbvio que o que queremos em nossa vida é a verdadeira felicidade.

A pessoas fazem tantas coisas diferentes para encontrá-la. Recentemente, eu pensei enquanto lia o jornal que “as estórias não mudam, somente os nomes.” E é sempre a mesma coisa, mais e mais vezes. Alguém fez isso, alguém fez aquilo. "Eu não fiz isso'eu não fiz aquilo". E continuamos sempre pensando na mesma coisa: em tudo aquilo que temos que fazer e o que não temos que fazer. E neste contexto, esquecemos de expressar nossa gratidão pelo presente desta vida, deste corpo humano.

Quem mais além do ser humano pode expressar essa gratidão? Talvez os animais e insetos o façam à sua maneira; não sei se o fazem ou não, mas sei que os seres humanos podem fazê-lo. E é tão importante que possamos do coração expressar gratidão por tudo que nos foi dado.

Verdadeiramente, somente aquele que já sentiu pode fazê-lo. Então, experimento o que lhe foi dado e não avalia sua vida por aquilo que falta, mas por aquilo que lhe foi dado. Se avaliarmos nossas vidas com o coração, sentiremos que nos foi dado tanta coisa que nem é possível agarrar tudo. Não há bagagem suficiente que caiba o que nos é dado. E continuamos a receber a cada dia, a cada hora.

Uma respiração, somente uma respiração que vem e vai - qual é o valor dela? Não tem preço. Não existe quantidade de dinheiro suficiente, ouro ou diamantes neste mundo que se equivalem ao valor de uma única respiração. As pessoas tem conquistado tantas coisas, foram até mesmo à lua, mas quem pode trazer de volta uma respiração? Ninguém.

Sem fazer nada em troca nos foi dado esse presente. O Criado não disse: "Você é um pecador. Você fez isso ou aquilo". Seja na alegria ou na tristeza, o Criador continua dando o presente da vida igualmente a todos. Mas o que acontece se aquele que tem sede para de beber água? Como essa sede será saciada? É por isso que essa sede está aí, para nos lembrar e toda nossa atenção vai nesse sentimento, para que não nos esqueçamos. .


Em sua vida, não coloque a alegria de lado, pois se você a perder, o que mais restará? Podemos desperdiçar nossa respiração com preocupações ou podemos aceitar alegria em nossa vida. Aqueles que entenderem isso estarão preenchendo suas vidas.

Prem Rawat
www.palavrasdepaz.org.br • http://www.wopg.org/

Aquarelas de Sonia Madruga

Um comentário:

  1. Raquel Domingos Pucelloquinta-feira, 17 fevereiro, 2011

    Como sempre,palavras que expressam uma sabedoria singela e profunda,que toca o coração suavemente, e eleva nosso espírito...
    E a harmonização do texto se completa com as lindas e coloridas pinturas de Sonia Madruga!
    Muito lindo! Parabéns!
    Grata!
    Raquel Pucello

    ResponderExcluir

Muito obrigado por seu comentario.
Estamos aprimorando sempre o Contato graças a leitura, comentários e sugestões